O ESTUDO VEM TRATAR DO FAZER DE UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA, SE EFETIVANDO DESDE A SUA CONSTRUÇÃO, ATÉ COMO SE DÁ SUA APLICAÇÃO NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNÍCIPIO DE CARAÚBAS-RN. A MESMA É APLICADA JUNTO A UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS. VALE RESSALTAR QUE A TECNOLOGIA ASSISTIVA FOI CRIADA A PARTIR DA NECESSIDADE E REALIDADE DA CRIANÇA. A PROPOSTA DESSA CONSTRUÇÃO SE DEU NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, NA DISCIPLINA DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. INICIALMENTE ERA UM FAZER DA DISCIPLINA, MAS DEPOIS SE PENSOU NA POSSIBLIDADE DE ESTÁ COMPARTILHANDO ESSE MOMENTO NAS ATIVIDADES DA ROTINA DE UMA ALUNA. ENTÃO SE TRÁS A EXPERIÊNCIA DE FAZER E DE APLICAR UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO COTIDIANO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA ESPECIAL. O TEXTO TRÁS COMO OBJETIVOS PESQUISAR COMO AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS TEM SE EFETIVADO NO DIA A DIA DA ESCOLA. ASSIM COMO ANALISAR A INTERAÇÃO ENTRE CRIANÇA ESPECIAL E TA. E POR ÚLTIMO INVESTIGAR SE O USO DA TA MELHORA OU POTENCIALIZA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. O MÉTODO DA PESQUISA FOI DESDE A DISCUSSÃO EM SALA DE AULA, A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E O ESTUDO DE CASO COM A CRIANÇA. O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO FOI FEITO DESDE MAIO DE 2019 E AINDA ESTÁ EM BUSCA DE NOVAS PESQUISAS. SENDO REALIZADAS EM BANCOS DE DADOS COMO SCIELO, DENTRE OUTROS. APONTA-SE PARA RESULTADOS QUE PODEM DIZER QUE AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS QUANDO PENSADAS E USADAS NA ESCOLA, PODEM SIM MELHORAR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E DO APRENDER DA CRIANÇA/SUJEITO COM NECESSIDADE ESPECIAL. EXISTINDO AINDA UMA GRANDE ESCASSEZ DESSE USO NA ESCOLA, UMA VEZ QUE SE PERCEBE QUE OS ALUNOS NÃO ESTÃO INTEIRADOS COMO ESSAS FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS.