ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA PARAIBANA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68533 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 969 "inscrito_id" => 5502 "titulo" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA PARAIBANA" "resumo" => "ESTA PESQUISA FOI CONCEBIDA A PARTIR DA NOVA ORGANIZA??O DO TRABALHO PEDAG?GICO FORMADO POR MEIO DA SITUA??O EMERGENCIAL DA PANDEMIA DO COVID-19. DADA A VULNERABILIDADE SOCIAL E ECON?MICA DA COMUNIDADE ESCOLAR PESQUISADA, AS AULAS REMOTAS S?O REALIZADAS, A PARTIR DE ATIVIDADES PEDAG?GICAS IMPRESSAS, O QUE, OUTRA ALTERNATIVA, TORNARIA ESTE PROCESSO INFACT?VEL. PARA APORTE TE?RICO QUE EMBASOU ESTA PESQUISA, FORAM UTILIZADOS OS AUTORES LIB?NEO (2009), ALVES (2020), NASCIMENTO (2020), RODRIGUES E GOULART (2020), SARAIVA, TRAVERSINI E LOCKMANN (2020). NO TOCANTE AO RIGOR METODOL?GICO, FOI REALIZADO UMA BUSCA EM BASES DE DADOS A FIM DE FUNDAMENTAR TEORICAMENTE ESTE TRABALHO, ASSIM COMO UMA PESQUISA DOCUMENTAL NA POL?TICA, PROGRAMAS DE ENSINO E ENTREVISTAS COM PROFESSORES, SUPERVISORES E GESTORES DA ESCOLA PESQUISADA. OS RESULTADOS ENCONTRADOS EVIDENCIARAM QUE A POL?TICA APRESENTA MEIOS SUGESTIVOS PARA DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MANEIRA REMOTA, E OS PROFESSORES PERCEBEM COMO PONTOS FAVOR?VEIS DA UTILIZA??O DE ATIVIDADES IMPRESSAS PARA A MINIMIZA??O DOS PROBLEMAS DAS FAM?LIAS N?O TEREM CONDI??ES COM RECURSOS TECNOL?GICOS E INTERNET; NO TOCANTE ? PERCEP??O NEGATIVA APONTADA POR ELES FOI O DE FEEDBACK. ADICIONALMENTE, VERIFICOU-SE QUE, COM ESSA PESQUISA, N?O H? GARANTIA QUE OS ESTUDANTES EST?O APRENDENDO POR MEIO DESSE M?TODO POR N?O EXISTIR A POSSIBILIDADE DE CORRE??O DAS ATIVIDADES DEVIDO ? QUEST?O DO ISOLAMENTO SOCIAL VIGENTE. SOMENTE COM O RETORNO SEGURO DAS ATIVIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO, ISOLAMENTO SOCIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID5502_30082020143642.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY CRISTINA NUNES CARNEIRO MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "KELLY MENDONÇA" "autor_email" => "kellycristinanunes@hotmai" "autor_ies" => "IBRA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68533 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 969 "inscrito_id" => 5502 "titulo" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA PARAIBANA" "resumo" => "ESTA PESQUISA FOI CONCEBIDA A PARTIR DA NOVA ORGANIZA??O DO TRABALHO PEDAG?GICO FORMADO POR MEIO DA SITUA??O EMERGENCIAL DA PANDEMIA DO COVID-19. DADA A VULNERABILIDADE SOCIAL E ECON?MICA DA COMUNIDADE ESCOLAR PESQUISADA, AS AULAS REMOTAS S?O REALIZADAS, A PARTIR DE ATIVIDADES PEDAG?GICAS IMPRESSAS, O QUE, OUTRA ALTERNATIVA, TORNARIA ESTE PROCESSO INFACT?VEL. PARA APORTE TE?RICO QUE EMBASOU ESTA PESQUISA, FORAM UTILIZADOS OS AUTORES LIB?NEO (2009), ALVES (2020), NASCIMENTO (2020), RODRIGUES E GOULART (2020), SARAIVA, TRAVERSINI E LOCKMANN (2020). NO TOCANTE AO RIGOR METODOL?GICO, FOI REALIZADO UMA BUSCA EM BASES DE DADOS A FIM DE FUNDAMENTAR TEORICAMENTE ESTE TRABALHO, ASSIM COMO UMA PESQUISA DOCUMENTAL NA POL?TICA, PROGRAMAS DE ENSINO E ENTREVISTAS COM PROFESSORES, SUPERVISORES E GESTORES DA ESCOLA PESQUISADA. OS RESULTADOS ENCONTRADOS EVIDENCIARAM QUE A POL?TICA APRESENTA MEIOS SUGESTIVOS PARA DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MANEIRA REMOTA, E OS PROFESSORES PERCEBEM COMO PONTOS FAVOR?VEIS DA UTILIZA??O DE ATIVIDADES IMPRESSAS PARA A MINIMIZA??O DOS PROBLEMAS DAS FAM?LIAS N?O TEREM CONDI??ES COM RECURSOS TECNOL?GICOS E INTERNET; NO TOCANTE ? PERCEP??O NEGATIVA APONTADA POR ELES FOI O DE FEEDBACK. ADICIONALMENTE, VERIFICOU-SE QUE, COM ESSA PESQUISA, N?O H? GARANTIA QUE OS ESTUDANTES EST?O APRENDENDO POR MEIO DESSE M?TODO POR N?O EXISTIR A POSSIBILIDADE DE CORRE??O DAS ATIVIDADES DEVIDO ? QUEST?O DO ISOLAMENTO SOCIAL VIGENTE. SOMENTE COM O RETORNO SEGURO DAS ATIVIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO, ISOLAMENTO SOCIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID5502_30082020143642.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY CRISTINA NUNES CARNEIRO MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "KELLY MENDONÇA" "autor_email" => "kellycristinanunes@hotmai" "autor_ies" => "IBRA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }