O ATUAL ARTIGO TEM POR OBJETIVO VERSAR A RESPEITO DAS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO,
BASEADO EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E REALIZADO UMA ANÁLISE DO FILME “NARRADORES DE
JAVÉ”, QUE FOI UTILIZADO COMO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA, NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS, NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA
PARAÍBA, CAMPUS I. ENQUANTO A ALFABETIZAÇÃO CONFIGURA-SE COMO A HABILIDADE, O ENSINO E O
DOMÍNIO DO CÓDIGO ESCRITO, O LETRAMENTO CONFIGURA-SE COMO A PRÁTICA SOCIAL, ISTO É, A LEITURA DE
MUNDO. DESTA FORMA, DESTACA-SE QUE A PRÁTICA DE LETRAMENTO NÃO É ASSEGURADA APENAS PELA
ESCOLA, COMO TAMBÉM UMA PRÁTICA QUE PERPASSA ESSE ÂMBITO, À EXEMPLO DO MEIO SOCIAL E OS
CONHECIMENTOS QUE SÃO PASSADOS DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO ATRAVÉS DA ORALIDADE, COMO BEM
EXPOSTO NO FILME. CONCLUIU-SE QUE, BASEADO NAS PESQUISAS REALIZADAS E NO FILME ANALISADO, O
DOMÍNIO DA ESCRITA E LEITURA, POR VEZES TEM SIDO MOTIVO DE ‘DETENÇÃO DE PODER’, UMA VEZ QUE O
ALFABETIZADO SE ‘DESTACA’ EM MEIO AOS DEMAIS NÃO ALFABETIZADOS.