Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O FILME COMO RECURSO DIDATICO PEDAGOGICO: O DOMINIO DA LEITURA E ESCRITA EM O FILME “NARRADORES DE JAVÉ”

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O ATUAL ARTIGO TEM POR OBJETIVO VERSAR A RESPEITO DAS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, BASEADO EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E REALIZADO UMA ANÁLISE DO FILME “NARRADORES DE JAVÉ”, QUE FOI UTILIZADO COMO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA, NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I. ENQUANTO A ALFABETIZAÇÃO CONFIGURA-SE COMO A HABILIDADE, O ENSINO E O DOMÍNIO DO CÓDIGO ESCRITO, O LETRAMENTO CONFIGURA-SE COMO A PRÁTICA SOCIAL, ISTO É, A LEITURA DE MUNDO. DESTA FORMA, DESTACA-SE QUE A PRÁTICA DE LETRAMENTO NÃO É ASSEGURADA APENAS PELA ESCOLA, COMO TAMBÉM UMA PRÁTICA QUE PERPASSA ESSE ÂMBITO, À EXEMPLO DO MEIO SOCIAL E OS CONHECIMENTOS QUE SÃO PASSADOS DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO ATRAVÉS DA ORALIDADE, COMO BEM EXPOSTO NO FILME. CONCLUIU-SE QUE, BASEADO NAS PESQUISAS REALIZADAS E NO FILME ANALISADO, O DOMÍNIO DA ESCRITA E LEITURA, POR VEZES TEM SIDO MOTIVO DE ‘DETENÇÃO DE PODER’, UMA VEZ QUE O ALFABETIZADO SE ‘DESTACA’ EM MEIO AOS DEMAIS NÃO ALFABETIZADOS.

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