ESTE ESTUDO FOI PARTE INTEGRANTE DA INVESTIGAÇÃO DOUTORAL CUJA ABORDAGEM FOI SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCENTIVO A LEITURA NO BRASIL E EM PORTUGAL, DEFENDIDA E APROVADA PELO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO MINHO EM PORTUGAL EM 2017. NESTE TEXTO, MOBILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO, PREFERENCIALMENTE, O CAMPO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS E DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO. EMBORA DEFENDIDA COMO PRIORIDADE NA LEGISLAÇÃO E EM PROGRAMAS SOCIAIS, A EDUCAÇÃO NO BRASIL PRECISA SUPERAR ANTIGOS OBSTÁCULOS, QUE TÊM ORIGEM NOS MESMOS FATORES ECONÔMICOS, SOCIAIS E POLÍTICOS QUE CAUSAM NOSSA PROFUNDA DESIGUALDADE SOCIAL. METODOLOGICAMENTE, PERCORREMOS UM VIÉS EM QUE O MÉTODO EXPLICATIVO FOI UTILIZADO CONTINUAMENTE, POR SER A PESQUISA EXPLICATIVA DE ANÁLISE, QUE SE OCUPA COM O PORQUÊ DOS FATOS E FENÔMENOS QUE PREENCHEM A REALIDADE. O ESTUDO DESENVOLVIDO REMETE A CONCEBER QUE, POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA QUE SE ALICERÇA NA CONCEPÇÃO DE QUE O ATO DE LER É UMA PRÁTICA SOCIAL, DEVE, NO MÍNIMO, SER PLANEJADA CONSIDERANDO TODAS AS VARIÁVEIS INCLUINDO A DIVERSIDADE CULTURAL, DIMENSÃO TERRITORIAL, BEM COMO A NECESSIDADE DE ENVOLVER TODOS OS GRUPOS SOCIAIS.