O PRESENTE TRABALHO ELEGEU COMO OBJETO DE ESTUDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SUA RELAÇÃO COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA E ESCOLARIZAÇÃO DOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. O OBJETIVO GERAL DESSA PESQUISA FOI APRESENTAR COMO AS POLÍTICAS-PÚBLICAS IMPACTAM A ESCOLARIZAÇÃO DOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM DUQUE DE CAXIAS/RJ E ASSIM COMO CARACTERIZAR AS EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DESSA ESCOLA E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. ESTA PESQUISA ESTÁ FUNDAMENTADA, TEÓRICO-METODOLOGICAMENTE NA TEORIA CRÍTICA, PRINCIPALMENTE NO PENSADOR THEODOR ADORNO. ALÉM DE THEODOR ADORNO, DESTACAMOS TAMBÉM, OS PENSADORES: ROSANA GLAT (2007), MARIA TEREZA EGLÉR MANTOAN (1998, 2003), ALLAN ROCHA DAMASCENO (2006, 2010), PAULO FREIRE (1993, 1996, 1997), VITOR PARO (2008, 2012), VALDELÚCIA ALVES DA COSTA (2005, 2018), MAZZOTA (2011), GAUDÊNCIO FRIGOTTO (2019), MOACYR GADOTTI (2001), ERASTO FORTES MENDONÇA (2000, 2001) E ADILSON CÉSAR DE ARAÚJO (2000, 2009, 2011). A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS - TENDO COMO SUJEITOS DE ESTUDO, OS MEMBROS DO CONSELHO ESCOLAR DA ESCOLA PESQUISADA. NOSSOS RESULTADOS DE PESQUISA REVELAM QUE A ESCOLA PESQUISADA TEM UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUE ESSE TIPO DE GESTÃO TEM CONTRIBUÍDO DE FORMA POSITIVA PARA A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES, NÃO SOMENTE OS DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, MAS DE TODOS OS PARTICIPANTES DO ENSINO REGULAR DESSA ESCOLA, SEJA COMO ALUNO, PROFISSIONAL OU PAIS E RESPONSÁVEIS.