A INCLUSÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS DE ALUNOS SURDOS TEM SIDO UMA DISCUSSÃO RELEVANTE PARA DIVERSOS PESQUISADORES, NESSE CONTEXTO O PRESENTE TRABALHO PROPÕE UMA DISCUSSÃO SOBRE OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES EM ENSINAR CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA INCLUSIVA EM SÃO JOÃO DEL REI – MG. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO AOS PROFESSORES E AOS PAIS. DIVERSAS LIMITAÇÕES FORAM ENCONTRADAS, COMO SALAS NUMEROSAS, FALTA RECURSOS VISUAIS, AUSÊNCIA DE MATERIAL ADAPTADO PARA SURDOS, DIFICULDADES NA COMUNICAÇÃO, ENTRE OUTROS. PORÉM COMO POSSIBILIDADE FOI ENCONTRADA UMA RELAÇÃO DE RESPEITO E COLABORAÇÃO ENTRE PROFESSORES E INTÉRPRETES, E UMA BOA RELAÇÃO DAS FAMÍLIAS COM A ESCOLA. VÁRIOS SÃO OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA ÁREA DE ENSINO PARA ALUNOS SURDOS, NOTA-SE QUE A ESCOLA AINDA ESTÁ PRESA EM UM MODELO DE EDUCAÇÃO QUE NÃO ATENDE AS NECESSIDADES DOS ALUNOS SURDOS, POIS NÃO LEVA EM CONSIDERAÇÃO AS QUESTÕES LINGUÍSTICAS, SOCIAIS E EDUCACIONAIS DA CULTURA SURDA. É IMPRESCINDÍVEL QUE A COMUNIDADE ESCOLAR BUSQUE SE INFORMAR SOBRE QUAIS AS MELHORES ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS DIDÁTICAS SÃO ADEQUADAS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO DESSE PÚBLICO, QUE ESTÁ CADA VEZ MAIS PRESENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO.