A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) POSSUI UMA SÉRIE DE DESAFIOS QUE PRECISAM SER SUPERADOS PARA ALCANÇAR RESULTADOS SATISFATÓRIOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. UM DOS PRINCIPAIS ASPECTOS DE RETENÇÃO NESSA MODALIDADE DE ENSINO É A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA INTERAGIR E PARTICIPAR DAS ATIVIDADES CONSTRUÍDAS. DENTRE AS ESTRATÉGIAS, QUE VEM A COLABORAR NESSE PROCESSO, TEM-SE A GAMIFICAÇÃO QUANDO ASSOCIADA À EAD. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO TEM O INTUITO DE PLANEJAR E APRESENTAR UMA FERRAMENTA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS, QUE INCORPORA ESTRATÉGIAS DE GAMIFICAÇÃO NA SUA ESTRUTURA. O SISTEMA DESENVOLVIDO, NÃO FOCARÁ APENAS EM DISCIPLINAS TÉCNICAS, SERÁ UTILIZADO EM ÁREAS DISTINTAS DO CONHECIMENTO. PARA AVALIAR AS FUNCIONALIDADES PRELIMINARES, FOI ADMINISTRADO UM QUESTIONÁRIO PARA OBTER AS IMPRESSÕES INICIAIS DO PÚBLICO-ALVO DA FERRAMENTA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A CRIAÇÃO DA PLATAFORMA É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA SUPRIR AS NECESSIDADES EXIGIDAS PELA EAD.