Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PODEM CONTRIBUIR PARA OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DA MATEMÁTICA?

Palavra-chaves: SEMIÓTICA, ENSINO DE MATEMÁTICA, REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO, , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

DISCORREMOS SOBRE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REFERENTE AO PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E DE QUE FORMA ELAS PODEM CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS, EM RELAÇÃO A DIVERSOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. EM NOSSO ESTUDO, BUSCAMOS DISCUTIR SOBRE A ABORDAGEM SEMIÓTICA PARA COMPREENDER O FUNCIONAMENTO COGNITIVO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO. PARA ISSO, NOS FUNDAMENTAMOS NOS ESTUDOS DE PEIRCE E DUVAL, ANALISANDO COMO AS ATIVIDADES MATEMÁTICAS PODEM CONSISTIR EM TRANSFORMAR REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS EM OUTRAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PARA OBTER NOVAS INFORMAÇÕES OU CONHECIMENTOS E RESOLVER PROBLEMAS, BEM COMO, COMPREENDER O CONTEXTO EM QUE AMBAS AS TEORIAS DESSES AUTORES ESTÃO INSERIDOS. POR FIM, COMPARAMOS AS IDEIAS APRESENTADAS PERCEBENDO ASSIM AS SEMELHANÇAS NO QUE SE REFERE AOS PROCESSOS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA, QUE PODEM FORNECER OS MEIOS PARA CRIAR NOVOS CONHECIMENTOS.

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