EVASÃO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM ACERCA DOS MODELOS EXPLICATIVOS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68595 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 556 "inscrito_id" => 5280 "titulo" => "EVASÃO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM ACERCA DOS MODELOS EXPLICATIVOS" "resumo" => "OS ÍNDICES DE EVASÃO E RETENÇÃO DOS ESTUDANTES NOS DIVERSOS CURSOS E NAS VARIADAS MODALIDADES DE ENSINO, AO LONGO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, TÊM CHAMADO A ATENÇÃO PELO NÚMERO DE ALUNOS QUE ABANDONAM A ESCOLA. NO ENTANTO, OS MODELOS EXPLICATIVOS DA EVASÃO POUCO CONTEMPLAM O PROBLEMA, POIS AO APONTAREM ASPECTOS DE EXCLUSIVA COMPETÊNCIA DO ESTUDANTE PARA AS CAUSAS DO ABANDONO ESCOLAR, RECUSAM A ADMITIR QUE A ESCOLA TEM SUA RESPONSABILIDADE. A PARTIR DESSES QUESTIONAMENTOS, O OBJETIVO PRETENDIDO AQUI É APRESENTAR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM TORNO DO TEMA DA EVASÃO NA EDUCAÇÃO, COM O APOIO DE UM BREVE LEVANTAMENTO ACERCA DOS MODELOS EXPLICATIVOS DE EVASÃO QUE SERVIRAM DE BASE PARA A TRAJETÓRIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PESQUISAS ACADÊMICAS. A RELEVÂNCIA DA NATUREZA DESTE TRABALHO JUSTIFICA-SE PELA TENTATIVA DE ELUCIDAR QUAIS DIMENSÕES E ASPECTOS SOBRE A EVASÃO ESCOLAR VÊM SENDO DESTACADOS EM DIFERENTES TEMPOS E ESPAÇOS, E COMO E SOB QUAIS CONDIÇÕES OS MODELOS EXPLICATIVOS CONTRIBUEM PARA PROMOVER AÇÕES INSTITUCIONAIS QUE VISEM À PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EVASÃO, PERMANÊNCIA, MODELOS EXPLICATIVOS DA EVASÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID5280_15082020161118.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZANA QUINTANILHA GOMES SOUZA" "autor_nome_curto" => "ROZANA QUINTANILHA" "autor_email" => "rozanaquintanilhags@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68595 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 556 "inscrito_id" => 5280 "titulo" => "EVASÃO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM ACERCA DOS MODELOS EXPLICATIVOS" "resumo" => "OS ÍNDICES DE EVASÃO E RETENÇÃO DOS ESTUDANTES NOS DIVERSOS CURSOS E NAS VARIADAS MODALIDADES DE ENSINO, AO LONGO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, TÊM CHAMADO A ATENÇÃO PELO NÚMERO DE ALUNOS QUE ABANDONAM A ESCOLA. NO ENTANTO, OS MODELOS EXPLICATIVOS DA EVASÃO POUCO CONTEMPLAM O PROBLEMA, POIS AO APONTAREM ASPECTOS DE EXCLUSIVA COMPETÊNCIA DO ESTUDANTE PARA AS CAUSAS DO ABANDONO ESCOLAR, RECUSAM A ADMITIR QUE A ESCOLA TEM SUA RESPONSABILIDADE. A PARTIR DESSES QUESTIONAMENTOS, O OBJETIVO PRETENDIDO AQUI É APRESENTAR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM TORNO DO TEMA DA EVASÃO NA EDUCAÇÃO, COM O APOIO DE UM BREVE LEVANTAMENTO ACERCA DOS MODELOS EXPLICATIVOS DE EVASÃO QUE SERVIRAM DE BASE PARA A TRAJETÓRIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PESQUISAS ACADÊMICAS. A RELEVÂNCIA DA NATUREZA DESTE TRABALHO JUSTIFICA-SE PELA TENTATIVA DE ELUCIDAR QUAIS DIMENSÕES E ASPECTOS SOBRE A EVASÃO ESCOLAR VÊM SENDO DESTACADOS EM DIFERENTES TEMPOS E ESPAÇOS, E COMO E SOB QUAIS CONDIÇÕES OS MODELOS EXPLICATIVOS CONTRIBUEM PARA PROMOVER AÇÕES INSTITUCIONAIS QUE VISEM À PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EVASÃO, PERMANÊNCIA, MODELOS EXPLICATIVOS DA EVASÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID5280_15082020161118.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZANA QUINTANILHA GOMES SOUZA" "autor_nome_curto" => "ROZANA QUINTANILHA" "autor_email" => "rozanaquintanilhags@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }