COMPREENDE-SE O CONHECIMENTO COMO A CAPACIDADE DE CONTEXTUALIZAR E ENGLOBAR O QUE SE APRENDE. O QUE SE TORNOU UM DESAFIO, SENDO QUE, AS ESCOLAS SEGUEM OS PRINCÍPIOS CARTESIANOS DE FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO. ISSO SUPRIMIU A POSSIBILIDADE DO PENSAMENTO MULTIFACETADO E GLOBAL. POR ISSO, TORNOU-SE NECESSÁRIO BUSCAR UMA NOVA FORMA DE COMPREENSÃO DA REALIDADE, DA HUMANIDADE, DA CIDADANIA E DA ÉTICA, QUE FORME SUJEITOS CAPAZES DE ENFRENTAR AS DIVERSAS CRISES DA HUMANIDADE E QUE VISEM À CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO MELHOR PARA TODOS. NO BRASIL, COM A HOMOLOGAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM 2017, A EDUCAÇÃO BÁSICA PASSOU A TER UM DOCUMENTO NORTEADOR QUE PREVÊ CONHECIMENTOS E HABILIDADES ESSENCIAIS, COM UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL QUE BUSCA O PLENO DESENVOLVIMENTO QUE TODOS OS EDUCANDOS TÊM DIREITO AO DECORRER DE SUAS VIDAS ESCOLARES. ASSIM, A TRANSDISCIPLINARIDADE PODE SER PROMISSORA COMO UM CAMINHO PARA ENFRENTAR A FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO E AUXILIAR EM UMA COMPREENSÃO MAIS ABRANGENTE DA REALIDADE. ESSA PESQUISA APRESENTA OS CONCEITOS DA TRANSDISCIPLINARIDADE ATRELADOS AO OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE SUA INSERÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO FORMA DE RESOLVER OS ATUAIS EMBATES EDUCACIONAIS, EM CONSONÂNCIA COM OS PRECEITOS ALMEJADOS PELA BNCC. A METODOLOGIA UTILIZADA TEVE FINALIDADE EXPLORATÓRIA, DESENVOLVIDA COM BASE EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, ATRAVÉS DO MÉTODO HIPOTÉTICO DEDUTIVO E COM ABORDAGEM QUALITATIVA. ESPERA-SE, CONTRIBUIR PARA QUE A ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR SEJA DIFUNDIDA NO CAMPO ACADÊMICO, E ASSIM, CONSCIENTIZAR TODA A COMUNIDADE ESCOLAR ACERCA DE NOSSA RESPONSABILIDADE COM A EDUCAÇÃO INTEGRAL.