O PRESENTE ARTIGO POSSUI UMA ABORDAGEM DE NATUREZA QUALITATIVA E TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE MEIOS LÚDICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA COMO ELO FACILITADOR NA BUSCA DO CONHECIMENTO. A LUDICIDADE ESTÁ PRESENTE NA VIDA DAS PESSOAS DESDE A INFÂNCIA E UTILIZA-LA A FAVOR DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA É ESSENCIAL, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. ADEMAIS, FOI FEITO UMA PESQUISA COM CINCO PROFESSORES ATUANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL II A FIM DE OBSERVAR A OPINIÃO DOS MESMOS SOBRE O USO DE MEIOS LÚDICOS COMO MÉTODO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DESSAS TURMAS. DESSA FORMA, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA BASEIA-SE NAS OBRAS DE SILVA (1992), VYGOTSKY (2002), BORIN (1996), MOURA (1994), GRANDO (2004), PIAGET (1970) DENTRE OUTROS.