ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO CENTRAL DISCORRER ACERCA DA DEMOCRATIZAÇÃO PARTICIPATIVA PARA A CONQUISTA DA CIDADANIA NO CONTEXTO DA GESTÃO ESCOLAR. NESSE SENTIDO, POSTULAMOS QUE A PARTICIPAÇÃO É O MELHOR MEIO DE ASSEGURAR A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA, POSSIBILITANDO O ENVOLVIMENTO DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR NA TOMADA DE DECISÕES E NO FUNCIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. PROPORCIONA UM MAIOR CONHECIMENTO DOS OBJETIVOS E METAS, DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E DAS RELAÇÕES DA ESCOLA COM A COMUNIDADE. COMO PROCESSO METODOLÓGICO, UTILIZAMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NO INTENTO DE AUFERIR AUTORES QUE PUDESSEM EMBASAR NOSSAS ASSERTIVAS NESTA PESQUISA. A ESCOLA MESMO SE ESFORÇANDO, SE EMPENHANDO EM REALIZAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, TERÁ UM TRABALHO ESTÉRIL SE NÃO OCORREM DISCUSSÕES, DEBATES, ENVOLVIMENTO COM OUTROS SEGMENTOS COMO A FAMÍLIA E COMUNIDADE EM GERAL. EM VÃO TRABALHARÁ A ESCOLA SE NÃO SE TORNAR PARCEIRA E NÃO DIVIDIR RESPONSABILIDADES COM OS DEMAIS COMPONENTES DA SOCIEDADE. COM EFEITO, DEFENDEMOS QUE PARA A CONQUISTA DA CIDADANIA PLENA SE REALIZE EM SEU CONTEXTO CONSTITUCIONAL, SOMENTE COM A DEMOCRATIZAÇÃO NO ÂMBITO DA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA QUE PODE OCORRER A ESTRUTURA IDEAL PARA O PLENO EXERCÍCIO DOS DIREITOS HUMANOS.