Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS EXPLICITADOS POR FAMÍLIAS DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, , Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68299
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1157
    "inscrito_id" => 4949
    "titulo" => "DESAFIOS EXPLICITADOS POR FAMÍLIAS DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19"
    "resumo" => "A PANDEMIA DE COVID 19 IMPÔS DESAFIOS PARA AS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) E SUAS FAMÍLIAS, EXIGINDO O REAJUSTE DE ROTINAS E NOVAS FORMAS DE GERIR O COTIDIANO, DEVIDO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL, O QUE FEZ COM QUE AS CRIANÇAS APRESENTASSEM MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS QUE DEMANDARAM TANTO DAS FAMÍLIAS QUANTO DOS PROFESSORES A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DIFERENTES E INOVADORAS. NESTE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI IDENTIFICAR OS DESAFIOS QUE AS FAMÍLIAS MENCIONADAS VÊM ENFRENTANDO DURANTE A PANDEMIA, EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO APLICADO A ALGUNS PAIS DE CRIANÇAS COM TEA DE UM MUNICÍPIO DO GRANDE ABC PAULISTA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE LIDAR COM O HOME OFFICE, PARA ALGUMAS FAMÍLIAS, E COM O DESEMPREGO, PARA AS OUTRAS, BEM COMO COM A PRIVAÇÃO SOCIAL, A MUDANÇA NA ROTINA E A FALTA DE TERAPIAS, CONTRIBUÍRAM PARA QUE OS ALUNOS COM TEA  PERDESSEM O INTERESSE PELAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS ENVIADAS PELAS ESCOLAS. TAIS DADOS APONTAM, TAMBÉM, PARA A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO E DA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS INTERSETORIAIS DE APOIO ÀS FAMÍLIAS. NO ÂMBITO DAS ESCOLAS, OS PROCESSOS DE ORIENTAÇÃO E MANUTENÇÃO A ESSES GRUPOS E OS ESFORÇOS EMPREENDIDOS PARA MANTER VÍNCULOS, POR MEIO DE REDES SOCIAIS, MOSTRARAM-SE COMO ESTRATÉGIAS POSITIVAS PARA ASSEGURAR O DIREITO À APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM TEA, MESMO DIANTE DAS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA10_ID4949_31082020191425.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA DE LOURDES DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "debora.lourdes@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68299
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1157
    "inscrito_id" => 4949
    "titulo" => "DESAFIOS EXPLICITADOS POR FAMÍLIAS DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19"
    "resumo" => "A PANDEMIA DE COVID 19 IMPÔS DESAFIOS PARA AS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) E SUAS FAMÍLIAS, EXIGINDO O REAJUSTE DE ROTINAS E NOVAS FORMAS DE GERIR O COTIDIANO, DEVIDO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL, O QUE FEZ COM QUE AS CRIANÇAS APRESENTASSEM MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS QUE DEMANDARAM TANTO DAS FAMÍLIAS QUANTO DOS PROFESSORES A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DIFERENTES E INOVADORAS. NESTE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI IDENTIFICAR OS DESAFIOS QUE AS FAMÍLIAS MENCIONADAS VÊM ENFRENTANDO DURANTE A PANDEMIA, EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO APLICADO A ALGUNS PAIS DE CRIANÇAS COM TEA DE UM MUNICÍPIO DO GRANDE ABC PAULISTA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE LIDAR COM O HOME OFFICE, PARA ALGUMAS FAMÍLIAS, E COM O DESEMPREGO, PARA AS OUTRAS, BEM COMO COM A PRIVAÇÃO SOCIAL, A MUDANÇA NA ROTINA E A FALTA DE TERAPIAS, CONTRIBUÍRAM PARA QUE OS ALUNOS COM TEA  PERDESSEM O INTERESSE PELAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS ENVIADAS PELAS ESCOLAS. TAIS DADOS APONTAM, TAMBÉM, PARA A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO E DA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS INTERSETORIAIS DE APOIO ÀS FAMÍLIAS. NO ÂMBITO DAS ESCOLAS, OS PROCESSOS DE ORIENTAÇÃO E MANUTENÇÃO A ESSES GRUPOS E OS ESFORÇOS EMPREENDIDOS PARA MANTER VÍNCULOS, POR MEIO DE REDES SOCIAIS, MOSTRARAM-SE COMO ESTRATÉGIAS POSITIVAS PARA ASSEGURAR O DIREITO À APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM TEA, MESMO DIANTE DAS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA10_ID4949_31082020191425.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA DE LOURDES DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "debora.lourdes@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A PANDEMIA DE COVID 19 IMPÔS DESAFIOS PARA AS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) E SUAS FAMÍLIAS, EXIGINDO O REAJUSTE DE ROTINAS E NOVAS FORMAS DE GERIR O COTIDIANO, DEVIDO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL, O QUE FEZ COM QUE AS CRIANÇAS APRESENTASSEM MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS QUE DEMANDARAM TANTO DAS FAMÍLIAS QUANTO DOS PROFESSORES A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DIFERENTES E INOVADORAS. NESTE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI IDENTIFICAR OS DESAFIOS QUE AS FAMÍLIAS MENCIONADAS VÊM ENFRENTANDO DURANTE A PANDEMIA, EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO APLICADO A ALGUNS PAIS DE CRIANÇAS COM TEA DE UM MUNICÍPIO DO GRANDE ABC PAULISTA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE LIDAR COM O HOME OFFICE, PARA ALGUMAS FAMÍLIAS, E COM O DESEMPREGO, PARA AS OUTRAS, BEM COMO COM A PRIVAÇÃO SOCIAL, A MUDANÇA NA ROTINA E A FALTA DE TERAPIAS, CONTRIBUÍRAM PARA QUE OS ALUNOS COM TEA PERDESSEM O INTERESSE PELAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS ENVIADAS PELAS ESCOLAS. TAIS DADOS APONTAM, TAMBÉM, PARA A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO E DA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS INTERSETORIAIS DE APOIO ÀS FAMÍLIAS. NO ÂMBITO DAS ESCOLAS, OS PROCESSOS DE ORIENTAÇÃO E MANUTENÇÃO A ESSES GRUPOS E OS ESFORÇOS EMPREENDIDOS PARA MANTER VÍNCULOS, POR MEIO DE REDES SOCIAIS, MOSTRARAM-SE COMO ESTRATÉGIAS POSITIVAS PARA ASSEGURAR O DIREITO À APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM TEA, MESMO DIANTE DAS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.