Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 226
PANORAMA E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ALAGOAS NO MUNICÍPIO DE UNIÃO DOS PALMARES

Palavra-chaves: ALAGOAS, ARTICULAÇÃO DE ENSINO, ENSINO MÉDIO INTEGRADO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT), UNIÃO DOS PALMARES Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO NÃO CONCLUÍDO (2020) SOBRE O PERFIL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ALAGOAS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE UNIÃO DOS PALMARES, LOCALIZADO NA MICRORREGIÃO SERRANA DOS QUILOMBOS. INICIALMENTE REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO DA LEGISLAÇÃO NACIONAL E NO SITE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) SOBRE O TEMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) PARA INSTRUMENTALIZAÇÃO TEÓRICA EM TORNO DO OBJETO DE ESTUDO, SEGUIDA DA IDENTIFICAÇÃO DAS ESCOLAS COM OFERTA DE CURSOS DA EPT PARA A PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO, BEM COMO A REALIZAÇÃO DE UMA ENTREVISTA NA GERÊNCIA REGIONAL DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS (SEDUC/AL), SITUADA NA REFERIDA CIDADE. POR FIM, AS INFORMAÇÕES OBTIDAS PELAS FERRAMENTAS INVESTIGATIVAS FORAM SISTEMATIZADAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CENÁRIO E PROJEÇÕES DA EPT ARTICULADA COM O ENSINO MÉDIO NA REGIÃO. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS DESTACAM-SE: O DESENVOLVIMENTO DA EPT ARTICULADA COM O ENSINO MÉDIO DE FORMA INTEGRADA EM 02 ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, SEM A MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), DESDE 2016. SENDO UMA DELAS COM 13 SALAS DE AULA/TURMAS EXCLUSIVAS PARA 02 CURSOS DE EPT, COM JORNADA DE TEMPO INTEGRAL (DIURNO). E A OUTRA, COM O MESMO NÚMERO DE CURSOS DE EPT, MAS COM 05 SALAS E OFERTA DE 13 TURMAS EM JORNADA REGULAR NOS TURNOS: DIURNO (10 TURMAS); E NOTURNO (03 TURMAS), SENDO 02 DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICA E 01 DE FORMAÇÃO GERAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.