DESDE AS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XX, NO BRASIL, VEM SENDO DISCUTIDA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E POR DIREITO PARA TODOS, SEJA O ALUNO COM ALGUMA DEFICIÊNCIA OU NÃO. NESSE SENTIDO O PRESENTE ARTIGO TRAZ REFLEXÕES ACERCA DO CURRÍCULO E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, OU SEJA, COMO A ORGANIZAÇÃO, CURRICULAR PODE CONTRIBUIR EFETIVAMENTE PARA A APRENDIZAGEM DE TODOS OS ALUNOS, INCLUSIVE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, PROPORCIONANDO SUCESSO ESCOLAR. NOSSAS FONTES DE PESQUISA FORAM DOCUMENTOS LEGAIS /OFICIAIS QUE REGEM A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, QUE SE EFETIVAM NO COTIDIANO DA ESCOLA BRASILEIRA. ALÉM DESSES DOCUMENTOS PARA A FUNDAMENTAÇÃO DESTE BUSCAMOS A CONTRIBUIÇÃO DE LIVROS E ARTIGOS QUE AUXILIAM NA COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DAS TEORIAS CURRICULAR ANCORADO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA (PHC). A ANÁLISE APONTA QUE TRADICIONALMENTE, O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA PRÁTICA TEM SE ORGANIZADO DE FORMA DISTINTA QUANTO AOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. DE UM LADO O CURRÍCULO FAZ UMA SELEÇÃO DAQUELES QUE SE ENQUADRAM NOS PADRÕES DE APRENDIZAGEM ESTABELECIDOS PELO SISTEMA BURGUÊS PARA O MERCADO DE TRABALHO, ISTO É, TODOS APRENDEM JUNTOS E AO MESMO TEMPO E DE FORMA EFICIENTE EM TERMOS MERCADOLÓGICOS, E DE OUTRO OS ALUNOS QUE APRESENTAVAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ADVINDA DA DEFICIÊNCIA E NÃO ACOMPANHAVA OS DEMAIS, CONSTITUINDO-SE UMA “EDUCAÇÃO INCLUSIVA” PARA ESSE PÚBLICO COMO SE FOSSE UM SISTEMA PARALELO DE ENSINO. NOSSO ENTENDIMENTO É DE QUE O CURRÍCULO QUE SE QUER INCLUSIVO E PARA TODOS TEM QUE TER UMA FILOSOFIA E UMA PRÁTICA CONTRA HEGEMÔNICA QUE MAIS SE APROXIME E RESPONDA AOS ANSEIOS DO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E QUE ADVOGUE A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DA TRANSMISSÃO DO CONTEÚDO CIENTÍFICO, ARTÍSTICO E FILOSÓFICO EM SUAS FORMAS MAIS DESENVOLVIDAS COM O INTUITO DE QUE A PARTIR DA APROPRIAÇÃO DESTE, ESTE PÚBLICO TAMBÉM ESTEJA INSTRUMENTALIZADO E TENHA CONDIÇÕES DE ORGANIZAR OUTRA SOCIEDADE, UMA SOCIEDADE QUE POSSIBILITE O SER HUMANO SE TORNAR CULTURALMENTE LIVRE, EMANCIPADO.