ESTA PESQUISA, DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA, TEM POR OBJETIVO TECER REFLEXÕES ACERCA DA ADOLESCÊNCIA E SUAS CARACTERÍSTICAS, ANALISAR ASPECTOS RELACIONADOS AO ENGAJAMENTO DO ADOLESCENTE NO CONTEXTO ESCOLAR E AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. PARA ISSO, FOI UTILIZADO AUTORES QUE TRATAM SOBRE A MOTIVAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR, O DESENVOLVIMENTO HUMANO E A GESTÃO EDUCACIONAL. É COMUM O RELATO DE PROFESSORES E DE COORDENADORES ESCOLARES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENVOLVER OS ADOLESCENTES, COM MAIOR ENGAJAMENTO E QUALIDADE, NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS. MUITOS DELES PARECEM ESTAR ALHEIOS AOS CONTEÚDOS ESCOLARES E VOLTADOS PARA OUTROS INTERESSES. CONHECER ALGUNS ASPECTOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA ADOLESCÊNCIA E DE SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, COGNITIVAS E SOCIAIS, PODEM CONTRIBUIR NO PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES ESCOLARES E NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA ESCOLA. DE MODO GERAL, OS CURSOS DE LICENCIATURA POUCO TEM EXPLORADO ESSA TEMÁTICAS EM SEUS CURRÍCULOS, O QUE DEIXA UMA LACUNA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE IRÃO ATUAR COM ESSE PÚBLICO. TAL FATO, PODE CONTRIBUIR PARA ESSA FALTA DE CONEXÃO DO JOVEM COM OS CONTEÚDOS ACADÊMICOS, FAZENDO COM QUE SUA APRENDIZAGEM FIQUE AQUÉM DE SUAS REAIS POSSIBILIDADES.