O CINEMA COMO MEIO DE ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68943 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 876 "inscrito_id" => 5908 "titulo" => "O CINEMA COMO MEIO DE ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => """ SEGUNDO A ABORDAGEM TRIANGULAR É IMPORTANTE QUE NA AULA DE ARTES RESSALTE-SE A IMPORTÂNCIA DO USO PELO DOCENTE DE IMAGENS DO COTIDIANO COMO PUBLICITÁRIAS, JORNALÍSTICAS E DO ENTRETENIMENTO COM A MESMA IMPORTÂNCIA DAS IMAGENS DE GRANDES OBRAS DA HISTÓRIA DA ARTE. O CINEMA DESDE SEU COMEÇO ESTEVE ATRELADO AO ASPECTO COMERCIAL DE ENTRETENIMENTO. ISTO ESTIGMATIZOU DESDE CEDO SUA LEGITIMIDADE COMO FORMA DE ARTE, SENDO VISTO APENAS COMO CURIOSIDADE E LAZER DESTITUÍDO DE PROFUNDIDADE E RELEVÂNCIA CULTURAL. PRETENDE-SE ENTÃO REFORÇAR O CARÁTER DIDÁTICO E EXPANDIR O POTENCIAL INTERPRETATIVO DO USO DO CINEMA NA ABORDAGEM EXPOSITIVA DE PINTURAS EM AULA DE ARTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, REFORÇANDO A RELEVÂNCIA DA LEITURA E APRECIAÇÃO DE IMAGENS EM AULA, INCLUSIVE AS DO ENTRETENIMENTO E REFORÇAR O VALOR CULTURAL QUE O CINEMA TEM. APONTA-SE QUE DURANTE O CONTATO COM UMA OBRA AUDIOVISUAL O ASPECTO DE FRUIÇÃO CARACTERÍSTICO DE UM ESPETÁCULO CONTRIBUI PARA QUE SEU ESPECTADOR TENHA MAIS BOA VONTADE AO APRECIAR A REPRODUÇÃO DE UMA PINTURA EM UM FILME, PELO MESMO CONTER UM ASPECTO PRAZEROSO QUE REMETE AO LAZER.\r\n OBJETIVA-SE ENTÃO DESENVOLVER O USO DO CINEMA EM AULA DE ARTES COMO UM MÉTODO DE APRENDIZADO ARTÍSTICO ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA ESPECÍFICA BASEADA NA ABORDAGEM TRIANGULAR QUE VISA PENSAR O CINEMA NÃO APENAS COMO UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ENSINO DE ARTES, MAS COMO UM MEIO DE APRENDIZADO EM SI. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE ARTES, CINEMA NA EDUCAÇÃO, CINEMA E ARTES, TECNOLOGIA AUDIOVISUAL, EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA19_ID5908_28082020183728.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO DANTAS BUGARIN" "autor_nome_curto" => "LUCIANO BUGARIN" "autor_email" => "lucianodantas@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "5f4dcd3903a9e_01092020_012529.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68943 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 876 "inscrito_id" => 5908 "titulo" => "O CINEMA COMO MEIO DE ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "resumo" => """ SEGUNDO A ABORDAGEM TRIANGULAR É IMPORTANTE QUE NA AULA DE ARTES RESSALTE-SE A IMPORTÂNCIA DO USO PELO DOCENTE DE IMAGENS DO COTIDIANO COMO PUBLICITÁRIAS, JORNALÍSTICAS E DO ENTRETENIMENTO COM A MESMA IMPORTÂNCIA DAS IMAGENS DE GRANDES OBRAS DA HISTÓRIA DA ARTE. O CINEMA DESDE SEU COMEÇO ESTEVE ATRELADO AO ASPECTO COMERCIAL DE ENTRETENIMENTO. ISTO ESTIGMATIZOU DESDE CEDO SUA LEGITIMIDADE COMO FORMA DE ARTE, SENDO VISTO APENAS COMO CURIOSIDADE E LAZER DESTITUÍDO DE PROFUNDIDADE E RELEVÂNCIA CULTURAL. PRETENDE-SE ENTÃO REFORÇAR O CARÁTER DIDÁTICO E EXPANDIR O POTENCIAL INTERPRETATIVO DO USO DO CINEMA NA ABORDAGEM EXPOSITIVA DE PINTURAS EM AULA DE ARTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, REFORÇANDO A RELEVÂNCIA DA LEITURA E APRECIAÇÃO DE IMAGENS EM AULA, INCLUSIVE AS DO ENTRETENIMENTO E REFORÇAR O VALOR CULTURAL QUE O CINEMA TEM. APONTA-SE QUE DURANTE O CONTATO COM UMA OBRA AUDIOVISUAL O ASPECTO DE FRUIÇÃO CARACTERÍSTICO DE UM ESPETÁCULO CONTRIBUI PARA QUE SEU ESPECTADOR TENHA MAIS BOA VONTADE AO APRECIAR A REPRODUÇÃO DE UMA PINTURA EM UM FILME, PELO MESMO CONTER UM ASPECTO PRAZEROSO QUE REMETE AO LAZER.\r\n OBJETIVA-SE ENTÃO DESENVOLVER O USO DO CINEMA EM AULA DE ARTES COMO UM MÉTODO DE APRENDIZADO ARTÍSTICO ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA ESPECÍFICA BASEADA NA ABORDAGEM TRIANGULAR QUE VISA PENSAR O CINEMA NÃO APENAS COMO UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ENSINO DE ARTES, MAS COMO UM MEIO DE APRENDIZADO EM SI. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE ARTES, CINEMA NA EDUCAÇÃO, CINEMA E ARTES, TECNOLOGIA AUDIOVISUAL, EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA19_ID5908_28082020183728.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO DANTAS BUGARIN" "autor_nome_curto" => "LUCIANO BUGARIN" "autor_email" => "lucianodantas@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "5f4dcd3903a9e_01092020_012529.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }