Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS LENDAS AMAZÔNICAS COMO RECURSO AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: LENDAS AMAZÔNICAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, DOCENTES, , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68033
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1067
    "inscrito_id" => 3356
    "titulo" => "AS LENDAS AMAZÔNICAS COMO RECURSO AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "É PERCEPTÍVEL O USO DE HISTÓRIAS LENDÁRIAS EM DIVERSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, ENTRETANTO, A MAIORIA DAS HISTÓRIAS UTILIZADAS DESCREVE A REALIDADE DE OUTROS POVOS E CULTURAS, NÃO HAVENDO NA MAIORIA ELEMENTOS DA CULTURA LOCAL. A FALTA DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS REFERENTES ÀS LENDAS REGIONAIS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS TRABALHADOS NAS CLASSES ESCOLARES EM TODAS AS ETAPAS É NOTÓRIO. MEDIANTE A RIQUEZA DE ELEMENTOS CONTIDOS NAS LENDAS AMAZÔNICAS E DA PRESENÇA DA CULTURA LOCAL E REGIONAL, OBSERVA-SE FORMAS INFINITAS DE SE EXPLORAR AS LENDAS NAS ESCOLAS. PARA A CONSTRUÇÃO DESTA PESQUISA UTILIZOU-SE COMO RECURSO METODOLÓGICO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, NO QUAL FORAM CONSULTADOS INÚMEROS LIVROS, TRABALHOS E ARTIGOS ACADÊMICOS DE CUNHO CIENTÍFICO. ADOTOU-SE PARA A COMPOSIÇÃO DESTE TRABALHO A ANÁLISE QUALITATIVA COM O INTUITO DE OBSERVAR E COMPREENDER O ALUNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SUA PLENITUDE. ACREDITA-SE SER FUNDAMENTAL A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DENTRO DAS SALAS DE AULAS DE FORMA LÚDICA, EXPLORANDO CADA ELEMENTO EXISTENTE NAS LENDAS. É POSSÍVEL DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DOS RIOS PARA A SOBREVIVÊNCIA DO BOTO COR DE ROSA OU DA IARA, DESPERTANDO NA CRIANÇA DESDE CEDO O REAL SENTIDO DA PRESERVAÇÃO DE NOSSO ECO SISTEMA. OUTRO MÉTODO SERIA A UTILIZAÇÃO DO BRINCAR PEDAGOGICAMENTE POR MEIO DOS JOGOS LÚDICOS COM A TEMÁTICA DO CURUPIRA, ORIENTANDO A CRIANÇA SOBRE O RESPEITO PERANTE AS DIFERENÇAS DE CADA INDIVÍDUO; ASSIM COMO JOGOS MATEMÁTICOS COM FIGURAS DE FRUTAS REGIONAIS DENTRE OUTROS ELEMENTOS LOCAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "LENDAS AMAZÔNICAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, DOCENTES, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID3356_31082020120958.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA KIANE DA SILVA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "KIANE MARTINS"
    "autor_email" => "ckiane.martins1@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI"
    "autor_imagem" => "5ee2620eae4e9_11062020_135542.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68033
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1067
    "inscrito_id" => 3356
    "titulo" => "AS LENDAS AMAZÔNICAS COMO RECURSO AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "É PERCEPTÍVEL O USO DE HISTÓRIAS LENDÁRIAS EM DIVERSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, ENTRETANTO, A MAIORIA DAS HISTÓRIAS UTILIZADAS DESCREVE A REALIDADE DE OUTROS POVOS E CULTURAS, NÃO HAVENDO NA MAIORIA ELEMENTOS DA CULTURA LOCAL. A FALTA DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS REFERENTES ÀS LENDAS REGIONAIS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS TRABALHADOS NAS CLASSES ESCOLARES EM TODAS AS ETAPAS É NOTÓRIO. MEDIANTE A RIQUEZA DE ELEMENTOS CONTIDOS NAS LENDAS AMAZÔNICAS E DA PRESENÇA DA CULTURA LOCAL E REGIONAL, OBSERVA-SE FORMAS INFINITAS DE SE EXPLORAR AS LENDAS NAS ESCOLAS. PARA A CONSTRUÇÃO DESTA PESQUISA UTILIZOU-SE COMO RECURSO METODOLÓGICO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, NO QUAL FORAM CONSULTADOS INÚMEROS LIVROS, TRABALHOS E ARTIGOS ACADÊMICOS DE CUNHO CIENTÍFICO. ADOTOU-SE PARA A COMPOSIÇÃO DESTE TRABALHO A ANÁLISE QUALITATIVA COM O INTUITO DE OBSERVAR E COMPREENDER O ALUNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SUA PLENITUDE. ACREDITA-SE SER FUNDAMENTAL A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DENTRO DAS SALAS DE AULAS DE FORMA LÚDICA, EXPLORANDO CADA ELEMENTO EXISTENTE NAS LENDAS. É POSSÍVEL DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DOS RIOS PARA A SOBREVIVÊNCIA DO BOTO COR DE ROSA OU DA IARA, DESPERTANDO NA CRIANÇA DESDE CEDO O REAL SENTIDO DA PRESERVAÇÃO DE NOSSO ECO SISTEMA. OUTRO MÉTODO SERIA A UTILIZAÇÃO DO BRINCAR PEDAGOGICAMENTE POR MEIO DOS JOGOS LÚDICOS COM A TEMÁTICA DO CURUPIRA, ORIENTANDO A CRIANÇA SOBRE O RESPEITO PERANTE AS DIFERENÇAS DE CADA INDIVÍDUO; ASSIM COMO JOGOS MATEMÁTICOS COM FIGURAS DE FRUTAS REGIONAIS DENTRE OUTROS ELEMENTOS LOCAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "LENDAS AMAZÔNICAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, DOCENTES, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID3356_31082020120958.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA KIANE DA SILVA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "KIANE MARTINS"
    "autor_email" => "ckiane.martins1@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI"
    "autor_imagem" => "5ee2620eae4e9_11062020_135542.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

É PERCEPTÍVEL O USO DE HISTÓRIAS LENDÁRIAS EM DIVERSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, ENTRETANTO, A MAIORIA DAS HISTÓRIAS UTILIZADAS DESCREVE A REALIDADE DE OUTROS POVOS E CULTURAS, NÃO HAVENDO NA MAIORIA ELEMENTOS DA CULTURA LOCAL. A FALTA DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS REFERENTES ÀS LENDAS REGIONAIS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS TRABALHADOS NAS CLASSES ESCOLARES EM TODAS AS ETAPAS É NOTÓRIO. MEDIANTE A RIQUEZA DE ELEMENTOS CONTIDOS NAS LENDAS AMAZÔNICAS E DA PRESENÇA DA CULTURA LOCAL E REGIONAL, OBSERVA-SE FORMAS INFINITAS DE SE EXPLORAR AS LENDAS NAS ESCOLAS. PARA A CONSTRUÇÃO DESTA PESQUISA UTILIZOU-SE COMO RECURSO METODOLÓGICO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, NO QUAL FORAM CONSULTADOS INÚMEROS LIVROS, TRABALHOS E ARTIGOS ACADÊMICOS DE CUNHO CIENTÍFICO. ADOTOU-SE PARA A COMPOSIÇÃO DESTE TRABALHO A ANÁLISE QUALITATIVA COM O INTUITO DE OBSERVAR E COMPREENDER O ALUNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SUA PLENITUDE. ACREDITA-SE SER FUNDAMENTAL A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DENTRO DAS SALAS DE AULAS DE FORMA LÚDICA, EXPLORANDO CADA ELEMENTO EXISTENTE NAS LENDAS. É POSSÍVEL DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DOS RIOS PARA A SOBREVIVÊNCIA DO BOTO COR DE ROSA OU DA IARA, DESPERTANDO NA CRIANÇA DESDE CEDO O REAL SENTIDO DA PRESERVAÇÃO DE NOSSO ECO SISTEMA. OUTRO MÉTODO SERIA A UTILIZAÇÃO DO BRINCAR PEDAGOGICAMENTE POR MEIO DOS JOGOS LÚDICOS COM A TEMÁTICA DO CURUPIRA, ORIENTANDO A CRIANÇA SOBRE O RESPEITO PERANTE AS DIFERENÇAS DE CADA INDIVÍDUO; ASSIM COMO JOGOS MATEMÁTICOS COM FIGURAS DE FRUTAS REGIONAIS DENTRE OUTROS ELEMENTOS LOCAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.