É PERCEPTÍVEL O USO DE HISTÓRIAS LENDÁRIAS EM DIVERSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, ENTRETANTO, A MAIORIA DAS HISTÓRIAS UTILIZADAS DESCREVE A REALIDADE DE OUTROS POVOS E CULTURAS, NÃO HAVENDO NA MAIORIA ELEMENTOS DA CULTURA LOCAL. A FALTA DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS REFERENTES ÀS LENDAS REGIONAIS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS TRABALHADOS NAS CLASSES ESCOLARES EM TODAS AS ETAPAS É NOTÓRIO. MEDIANTE A RIQUEZA DE ELEMENTOS CONTIDOS NAS LENDAS AMAZÔNICAS E DA PRESENÇA DA CULTURA LOCAL E REGIONAL, OBSERVA-SE FORMAS INFINITAS DE SE EXPLORAR AS LENDAS NAS ESCOLAS. PARA A CONSTRUÇÃO DESTA PESQUISA UTILIZOU-SE COMO RECURSO METODOLÓGICO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, NO QUAL FORAM CONSULTADOS INÚMEROS LIVROS, TRABALHOS E ARTIGOS ACADÊMICOS DE CUNHO CIENTÍFICO. ADOTOU-SE PARA A COMPOSIÇÃO DESTE TRABALHO A ANÁLISE QUALITATIVA COM O INTUITO DE OBSERVAR E COMPREENDER O ALUNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SUA PLENITUDE. ACREDITA-SE SER FUNDAMENTAL A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DENTRO DAS SALAS DE AULAS DE FORMA LÚDICA, EXPLORANDO CADA ELEMENTO EXISTENTE NAS LENDAS. É POSSÍVEL DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DOS RIOS PARA A SOBREVIVÊNCIA DO BOTO COR DE ROSA OU DA IARA, DESPERTANDO NA CRIANÇA DESDE CEDO O REAL SENTIDO DA PRESERVAÇÃO DE NOSSO ECO SISTEMA. OUTRO MÉTODO SERIA A UTILIZAÇÃO DO BRINCAR PEDAGOGICAMENTE POR MEIO DOS JOGOS LÚDICOS COM A TEMÁTICA DO CURUPIRA, ORIENTANDO A CRIANÇA SOBRE O RESPEITO PERANTE AS DIFERENÇAS DE CADA INDIVÍDUO; ASSIM COMO JOGOS MATEMÁTICOS COM FIGURAS DE FRUTAS REGIONAIS DENTRE OUTROS ELEMENTOS LOCAIS.