MUITO SE TEM DISCUTIDO A RESPEITO DO ENSINO DE GRAMÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. ANTE ESSA DISCUSSÃO, CABE INDAGAR: É POSSÍVEL ENSINAR CLASSES DE PALAVRAS DE FORMA A NÃO REPRODUZIR AS COAÇÕES E COERÇÕES ASSOCIADAS ÀS TRADICIONAIS AULAS DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA? PARA RESPONDER A TAL QUESTIONAMENTO, ESTA PESQUISA BUSCA VERIFICAR QUAL É A ABORDAGEM DE ANÁLISE LINGUÍSTICA CONTEMPLADA EM UMA ATIVIDADE SOBRE PREPOSIÇÃO QUE FOI ELABORADA NO ÂMBITO DO COMPONENTE CURRICULAR MORFOLOGIA DE CLASSES, OFERTADO A PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO INICIAL. DO PONTO DE VISTA TEÓRICO, A ANÁLISE SE APOIA NA CONCEPÇÃO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA PROPOSTA POR BEZERRA E REINALDO (2013) E EM ESTUDOS DA LINGUÍSTICA APLICADA SOBRE DIDATIZAÇÃO. SENDO ASSIM, NOSSOS RESULTADOS INDICAM QUE NA ATIVIDADE PREVALECE UMA TENDÊNCIA CONCILIADORA NA ABORDAGEM DA PREPOSIÇÃO, EVIDENCIANDO UM CAMINHO QUE PODE SER SEGUIDO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.