O OBJETIVO GERAL DO PRESENTE ARTIGO É ANALISAR A PARTICIÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JOINVILLE – SC EM CURSOS DE CAPACITAÇÃO E EVENTOS DE DANÇA. DE FORMA ESPECÍFICA, BUSCOU-SE AVERIGUAR COMO FOI APRESENTADO O ENSINO DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES E VERIFICAR AS RAZÕES PARA A PARTICIPAÇÃO OU NÃO EM CURSOS E EVENTOS RELACIONADOS À DANÇA. FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA COM 73 PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JOINVILLE. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE CUNHO QUANTI-QUALITATIVO, POR MEIO DE PROCESSOS MISTOS, SENDO DESCRITIVA E EXPLICATIVA. OS PRINCIPAIS RESULTADOS INDICARAM SITUAÇÕES RELATIVAS À INSUFICIÊNCIA DE SUBSÍDIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS NA GRADUAÇÃO, SENDO CONSTATADO QUE A MAIORIA DOS PROFESSORES NÃO PARTICIPA DE CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE DANÇA.