PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCA??O SEM FRONTEIRAS
M?RCIA ELY BAZHUNI POMBO LEMOS 1
NAT?LIA MOREIRA ALTO?2
RESUMO
ESTE ARTIGO APRESENTA A PEDAGOGIA SOCIAL E A PREOCUPA??O COM O OUTRO, SUJEITO INSERIDOS NO COTIDIANO DA ESCOLA . E O QUE NOS LEVOU A PENSAR NA PEDAGOGIA SOCIAL , COMO POSSIBILIDADE DE DI?LOGOS COM ESSES SUJEITOS DE NOSSA PESQUISA. A PEDAGOGIA SOCIAL COMO ACOLHIMENTO, QUE OLHA PARA O OUTRO DE FORMA A CONSIDERAR O SEU SABER, QUE CONSIDERA O PROFISSIONAL DE EDUCA??O COMO APRENDIZ NA RELA??O COM O EDUCANDO. PORTANTO, A IDEIA CENTRAL MARCA A RELA??O DOS ESTUDANTES BEM COMO DOS PROFESSORES DIANTE DOS SENTIMENTO QUE SURGEM , NAS A??ES QUE S?O PROPOSTAS E DESENVOLVIDAS POR ESSES ATORES. O ESPA?O ESCOLAR ENQUANTO ESPA?O DE CONVIV?NCIA E DE CONFLITOS QUE DEMARCAM OS LIMITES DE CADA UM, ENQUANTO LUGAR ONDE SE ENCONTRA A DIFEREN?A E, POR ISSO, TRAZEMOS COMO REFLEX?O AS SEGUINTES QUEST?ES: COMO PENSAR SOBRE ISSO.? E DE QUE FORMA PODEMOS AGIR NESSE ESPA?O COLETIVAMENTE?
PARA TAL OBJETIVO, CONCEITOS COMO EMPATIA, AMOROSIDADE S?O NOSSAS INTEN??ES DE CONTRIBUIR COM A REFLEX?O E NO PROCESSO ENSINO -APRENDIZAGEM COMO ESSES CONCEITOS PODEM POR MEIO DE A??ES COLETIVAS AUXILIAR O PROCESSO DO ESTUDANTE. SABENDO-SE QUE CABE AO PROFISSIONAL DE EDUCA??O O POSICIONAMENTO POL?TICO, BUSCAREMOS COMPREENDER COMO ESSAS A??ES MARCAM A EDUCA??O SEM FRONTEIRAS, AONDE OS MESMOS DEVEM INVESTIR SUAS ENERGIAS EM SUAS ATUA??ES, RESSALTANDO A ESCOLHA PELA PEDAGOGIA SOCIAL, DE SEUS VALORES, PARA JUSTIFICAR O NOSSO FAZER. ESTA ESCOLHA, COM SEUS CAMINHOS E CONSEQU?NCIAS, QUE TRATAREMOS NESSE ARTIGO.
PALAVRAS-CHAVE: ARTIGO COMPLETO, NORMAS CIENT?FICAS, CONGRESSO, REALIZE, BOA SORTE.
1 METRANDA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL -FLUMINENSE UF,MARCIABAZHUNI@ID.UFF.BR.
2 MESTRANDA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ? UFF,ALTO?.NATALIA@GMAIL.COM;