O PRESENTE ARTIGO, DE CARÁTER TEÓRICO-CONCEITUAL, ABORDA A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E MÍDIAS ATUALMENTE, BASEADO EM CONCEITOS DE ZYGMUNT BAUMAN ACERCA DA LIQUIDEZ DAS RELAÇÕES MODERNAS E NO CONCEITO DE EDUCAÇÃO PARA A LIBERDADE DE PAULO FREIRE, CONTEXTUALIZADAS A PARTIR DO MOMENTO ATUAL E CONSIDERANDO SEU APROFUNDAMENTO A PARTIR DAS DINÂMICAS IMPOSTAS PELO DISTANCIAMENTO SOCIAL. A PARTIR DE REVISÃO DE LITERATURA APRESENTAMOS UMA ANÁLISE DO MOMENTO ATUAL DA EDUCAÇÃO, EM QUE A UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS SE TORNOU COMUM A TODAS AS ESCOLAS E NÍVEIS, DEIXANDO MAIS EVIDENTE A NECESSIDADE DE ATENÇÃO ÀS RELAÇÕES ESTABELECIDAS EM AMBIENTE ESCOLAR, AINDA QUE VIRTUALMENTE. ESTE ESTUDO TRAZ CONSIDERAÇÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS NA ESCOLA, CONSIDERANDO AS MUDANÇAS OCASIONADAS POR ESTA UTILIZAÇÃO NO PARADIGMA NEWTONIANO-CARTESIANO DE EDUCAÇÃO, ABRINDO PORTAS PARA A MUDANÇA PARA UM PARADIGMA SISTÊMICO E DIGITAL.