O PRESENTE ARTIGO TRAZ DISCUSSÕES SOBRE O CONHECER E PENSAR DENTRO DA EDUCAÇÃO, COM A FINALIDADE DE DISTINGUIR QUAIS AS SUAS NUANCES. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVOS APONTAR UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NO CONHECER E PENSAR VOLTADA A EMANCIPAÇÃO DO INDIVÍDUO E IDENTIFICAR O PAPEL DA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO JUNTO DOS SEUS REFLEXOS NA ESCOLA, FAMÍLIA E NO COMPORTAMENTO HUMANO. NOS PROPONDO A DISCUTIR SOBRE: QUAIS AS RELEVÂNCIAS DO PENSAR REFLEXIVO NO COMPORTAMENTO HUMANO E COMO A ESCOLA PODE ORIENTAR ESSE PENSAR PARA A EMANCIPAÇÃO? PARA RESPONDER ESSAS QUESTÕES FOI FEITA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DA LEITURA DOS TRABALHOS SELECIONADOS COM IDEIAS DE HANNAH ARENDT (2011); SAVIANI (2011, 2012) E MICHAEL YOUNG (2007). CONSTATA-SE QUE OS CONHECIMENTOS SE ENCONTRAM EM CONSTANTE MOVIMENTAÇÃO E O PROCESSO EDUCATIVO É FATOR DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A MEDIAÇÃO ENTRE OS ANTIGOS E NOVOS CONHECIMENTOS, DESTACA-SE A NECESSIDADE DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS E DE UM PROCESSO EDUCATIVO QUE NÃO ESTEJA DISTANTE DA SUA REALIDADE E DE SUA VIVÊNCIA, PROPORCIONANDO UM PENSAMENTO DE INCLUSÃO E DE PARTICIPAÇÃO QUE OCORRERÁ EM DETRIMENTO DE UM PENSAR COLETIVO. CONCLUI-SE QUE TANTO O CONHECIMENTO QUANTO O PENSAMENTO NÃO SÃO OPOSTOS MAS QUE INTERDEPENDEM UM DO OUTRO E NORTEIAM AS NOSSAS AÇÕES.