O CONHECER E O PENSAR NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68946 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 131 "inscrito_id" => 1850 "titulo" => "O CONHECER E O PENSAR NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRAZ DISCUSSÕES SOBRE O CONHECER E PENSAR DENTRO DA EDUCAÇÃO, COM A FINALIDADE DE DISTINGUIR QUAIS AS SUAS NUANCES. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVOS APONTAR UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NO CONHECER E PENSAR VOLTADA A EMANCIPAÇÃO DO INDIVÍDUO E IDENTIFICAR O PAPEL DA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO JUNTO DOS SEUS REFLEXOS NA ESCOLA, FAMÍLIA E NO COMPORTAMENTO HUMANO. NOS PROPONDO A DISCUTIR SOBRE: QUAIS AS RELEVÂNCIAS DO PENSAR REFLEXIVO NO COMPORTAMENTO HUMANO E COMO A ESCOLA PODE ORIENTAR ESSE PENSAR PARA A EMANCIPAÇÃO? PARA RESPONDER ESSAS QUESTÕES FOI FEITA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DA LEITURA DOS TRABALHOS SELECIONADOS COM IDEIAS DE HANNAH ARENDT (2011); SAVIANI (2011, 2012) E MICHAEL YOUNG (2007). CONSTATA-SE QUE OS CONHECIMENTOS SE ENCONTRAM EM CONSTANTE MOVIMENTAÇÃO E O PROCESSO EDUCATIVO É FATOR DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A MEDIAÇÃO ENTRE OS ANTIGOS E NOVOS CONHECIMENTOS, DESTACA-SE A NECESSIDADE DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS E DE UM PROCESSO EDUCATIVO QUE NÃO ESTEJA DISTANTE DA SUA REALIDADE E DE SUA VIVÊNCIA, PROPORCIONANDO UM PENSAMENTO DE INCLUSÃO E DE PARTICIPAÇÃO QUE OCORRERÁ EM DETRIMENTO DE UM PENSAR COLETIVO. CONCLUI-SE QUE TANTO O CONHECIMENTO QUANTO O PENSAMENTO NÃO SÃO OPOSTOS MAS QUE INTERDEPENDEM UM DO OUTRO E NORTEIAM AS NOSSAS AÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "CONHECER E PENSAR, ESCOLA, EDUCAÇÃO, EMANCIPAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA4_ID1850_05052020123715.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THIAGO SOUSA" "autor_email" => "thiagoviseu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68946 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 131 "inscrito_id" => 1850 "titulo" => "O CONHECER E O PENSAR NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRAZ DISCUSSÕES SOBRE O CONHECER E PENSAR DENTRO DA EDUCAÇÃO, COM A FINALIDADE DE DISTINGUIR QUAIS AS SUAS NUANCES. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVOS APONTAR UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NO CONHECER E PENSAR VOLTADA A EMANCIPAÇÃO DO INDIVÍDUO E IDENTIFICAR O PAPEL DA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO JUNTO DOS SEUS REFLEXOS NA ESCOLA, FAMÍLIA E NO COMPORTAMENTO HUMANO. NOS PROPONDO A DISCUTIR SOBRE: QUAIS AS RELEVÂNCIAS DO PENSAR REFLEXIVO NO COMPORTAMENTO HUMANO E COMO A ESCOLA PODE ORIENTAR ESSE PENSAR PARA A EMANCIPAÇÃO? PARA RESPONDER ESSAS QUESTÕES FOI FEITA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DA LEITURA DOS TRABALHOS SELECIONADOS COM IDEIAS DE HANNAH ARENDT (2011); SAVIANI (2011, 2012) E MICHAEL YOUNG (2007). CONSTATA-SE QUE OS CONHECIMENTOS SE ENCONTRAM EM CONSTANTE MOVIMENTAÇÃO E O PROCESSO EDUCATIVO É FATOR DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A MEDIAÇÃO ENTRE OS ANTIGOS E NOVOS CONHECIMENTOS, DESTACA-SE A NECESSIDADE DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS E DE UM PROCESSO EDUCATIVO QUE NÃO ESTEJA DISTANTE DA SUA REALIDADE E DE SUA VIVÊNCIA, PROPORCIONANDO UM PENSAMENTO DE INCLUSÃO E DE PARTICIPAÇÃO QUE OCORRERÁ EM DETRIMENTO DE UM PENSAR COLETIVO. CONCLUI-SE QUE TANTO O CONHECIMENTO QUANTO O PENSAMENTO NÃO SÃO OPOSTOS MAS QUE INTERDEPENDEM UM DO OUTRO E NORTEIAM AS NOSSAS AÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "CONHECER E PENSAR, ESCOLA, EDUCAÇÃO, EMANCIPAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA4_ID1850_05052020123715.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THIAGO SOUSA" "autor_email" => "thiagoviseu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }