O PRESENTE ENSAIO TEÓRICO BUSCA APRESENTAR ASPECTOS CONVERGENTES ENTRE O USO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROPOSTAS EDUCATIVAS NA TEMÁTICA AMBIENTAL POR MEIO DE ALGUNS PRECEITOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PROPOSTOS POR VIGOTSKI, EVIDENCIANDO UM DIÁLOGO NECESSÁRIO QUE PODE CONTRIBUIR PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS. ATRAVÉS DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, FOI ESTABELECIDO PONTOS DE BALIZAMENTO ENTRE O REFERENCIAL VIGOTSKIANO E O USO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL, COMO FORMA DE RATIFICAR O USO DESTA FERRAMENTA PARA PROPOR AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR. O ESTUDO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL SE MOSTROU AO LONGO DO TRABALHO SER UMA FERRAMENTA ESSENCIAL PARA A COMPREENSÃO ACERCA DAS ATITUDES VIGENTES E PARA A FORMULAÇÃO DE PROPOSTAS QUE BUSQUEM A SENSIBILIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE POSTURAS RESPONSÁVEIS PERANTE O AMBIENTE VIVENCIADO PELOS EDUCANDOS. ESTA FERRAMENTA ESTABELECE DIÁLOGO COM A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI, JÁ QUE EM AMBAS O FOCO DA FORMAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS INDIVÍDUOS OCORRE NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS PELA INTERAÇÃO DO SUJEITO COM O MEIO. DESSA FORMA, ENCONTRAMOS NO ARCABOUÇO TEÓRICO VIGOTSKIANO A VALIDAÇÃO DESSA FERRAMENTA COMO FUNDAMENTAL PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS EDUCATIVAS NO ENSINO DA TEMÁTICA AMBIENTAL. ASSIM SENDO, OS RESULTADOS REVELADOS NESTES ESTUDOS CONTRIBUI PARA REFORÇAR A IMPORTÂNCIA DO USO DESSA FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO PARA SENSIBILIZAR OS EDUCANDOS SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS, PROMOVENDO ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM EFETIVA A TOMADA DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL CRÍTICA QUE IMPULSIONE OS ALUNOS A ASSUMIREM UM PROTAGONISMO NAS NECESSÁRIAS TRANSFORMAÇÕES NO AMBIENTE, NO SENTIDO DE PROMOVER A REVERSÃO DA GRAVE CRISE AMBIENTAL QUE VIVENCIAMOS ATUALMENTE.