NOS ÚLTIMOS 10 ANOS, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) TEM FIRMADO CONVÊNIO COM OUTROS PAÍSES, BUSCANDO SUA INTERNACIONALIZAÇÃO. PARA ISSO, TEM RECEBIDO ESTUDANTES ESTRANGEIROS DO CONTINENTE AFRICANO (DESDE 2010) E ESTUDANTES LATINO- AMERICANOS (DESDE 2015). CONSIDERANDO A INEXISTÊNCIA DE ESTUDOS QUE AVALIEM O PROCESSO DE INCLUSÃO DESSES ESTUDANTES CONVENIADOS NA UFPI, FOI REALIZADA ESTA PESQUISA, A QUAL TEVE COMO OBJETIVOS: ANALISAR O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA UFPI, CONHECER OS FATORES SOCIAIS QUE FAVORECEM OU DIFICULTAM O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS, IDENTIFICAR AS DIFERENÇAS CULTURAIS QUE FAVORECEM OU DIFICULTAM O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS NA UFPI E ANALISAR AS REAÇÕES DOS ESTUDANTES BRASILEIROS E DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À PRESENÇA DE ALUNOS DE OUTRAS NACIONALIDADES NA GRADUAÇÃO E NA PÓS-GRADUAÇÃO, ASSIM COMO SUA ACEITAÇÃO. COMO EMBASAMENTO TEÓRICO, A PESQUISA APOIOU-SE EM AUTORES, COMO AGUADO (2003), BAUMAN (1999), BURITY (2006), DA CUNHA (2017), ENTRE OUTROS. OPTOU-SE POR REALIZAR UMA PESQUISA DE CAMPO DE NATUREZA QUALITATIVA. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZOU-SE, COMO INSTRUMENTO, A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA; EM SEGUIDA, OS DADOS FORAM SUBMETIDOS A UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO, CONFORME BARDIN (1977). OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE, EM ALGUNS CASOS, AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARTILHADAS PELOS BRASILEIROS SOBRE OS ESTUDANTES COLOMBIANOS E OS ORIGINÁRIOS DE PAÍSES DO CONTINENTE AFRICANO DIFICULTAM O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS.