RESUMO
ESTE TRABALHO DE PESQUISA VISA PROPORCIONAR UM NOVO OLHAR PARA AS ESCOLAS DE REFER?NCIAS EM ENSINO M?DIO EM TEMPO INTEGRAL DE PERNAMBUCO, SITUANDO OS MEIOS QUE LEVAM UMA EDUCA??O INCLUSIVA ATRAV?S DO PROTAGONISMO JUVENIL NAS ESCOLAS DE REFER?NCIAS EM ENSINO M?DIO INTEGRAL,ALGUNS OS PROJETOS REALIZADOS QUE ENVOLVEM OS ADOLESCENTES, PREPARANDO-OS PARA O MUNDO DO TRABALHO, DANDO RESPONSABILIDADES NO MEIO EDUCACIONAL, DESENVOLVENDO UM PROJETO DE VIDA. TENDO ENFOQUE, A EDUCA??O INCLUSIVA, QUE ALGUM TEMPO ESTAVA ESTABELECIDA NUMA VIS?O SEPARADA, PARALELA AO ENSINO, SE MOSTRA REDIMENSIONANDO SUA PERSPECTIVA QUE ERA DE ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO, PARA ATUAR ESPECIFICAMENTE COMO AMPARO AO SISTEMA EDUCACIONAL PARA O RECEBIMENTO DESTE ESTUDANTE. ESTE ARTIGO PRETENDE ACOMPANHAR O CAMINHO DA EDUCA??O EM PERNAMBUCO, CONSIDERANDO NOVOS PARADIGMAS TE?RICOS VIGENTES NAS ESCOLAS DE ENSINO M?DIO EM TEMPO INTEGRAL COM O PROTAGONISMO JUVENIL, BEM COMO A POL?TICA EDUCACIONAL IMPLEMENTADA DE 2008 ? 2019,SEUS GRANDES AVAN?OS,DE UMA EDUCA??O DE QUALIDADE,COM GEST?O INOVADORA, METAS SENDO ATINGIDAS, ESCOLAS SAINDO DE UMA M?DIA DE 2,7 EM 2008 E ALGUMAS ESCOLAS DE PERNAMBUCO ATINGINDO M?DIAS ACIMA DE 5,0 EM 2019. ATRAV?S DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, UTILIZANDO LIVROS, REVISTA CIENT?FICA, ARTIGOS CIENT?FICOS ENTRE OUTROS.
PALAVRA CHAVE:
PROTAGONISMO JUVENIL, ESCOLA INTEGRAL, EDUCA??O INCLUSIVA