O SEGUINTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM PANORAMA DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DOS PROGRAMAS MAIS EDUCAÇÃO - PME - E NOVO MAIS EDUCAÇÃO -PNME NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM/PA. ESSES DOIS PROGRAMAS CONFIGURAM, ATUALMENTE, AS PRINCIPAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INDUTORAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ÂMBITO NACIONAL E MUNICIPAL. O RECORTE TEMPORAL DE ANÁLISE COMPREENDE O PERÍODO DE 2009 A 2019, TENDO COMO BASE A IMPLEMENTAÇÃO DOS PROGRAMAS MAIS EDUCAÇÃO – PME - E NOVO MAIS EDUCAÇÃO – PNME NO MUNICÍPIO. AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NAS QUAIS O TRABALHO BASEOU-SE FORAM: A) REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; B) ANÁLISE DOCUMENTAL. PARA A COMPREENSÃO DA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ADOTOU COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OS SEGUINTES AUTORES: CAVALIERE (2002; 2007; 2014), COELHO (2009), COLARES (2015; 2016; 2018), GUARÁ (2006), MENEZES (2007) E MOLL (2010; 2012; 2019). A ANÁLISE DOCUMENTAL REALIZOU-SE A PARTIR DO LEVANTAMENTO DA LEGISLAÇÃO EM ÂMBITO NACIONAL E MUNICIPAL RELACIONADAS AS TEMÁTICAS: EDUCAÇÃO INTEGRAL; PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO; PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO. NO QUE TANGE A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO, PERCEBEU-SE QUE COM A MUDANÇA DE PROGRAMA, O PERFIL DAS ATIVIDADES OFERTADAS MUDOU, TENDO FOCO NAS DISCIPLINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA, A QUANTIDADE DE ALUNOS ENVOLVIDOS DIMINUIU, O QUE SIGNIFICOU SENSÍVEL PERDA NO SENTIDO DA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ALUNOS, PRINCIPALMENTE PARA UMA REGIÃO QUE APRESENTA TANTAS PECULIARIDADES, POIS ESTÁ INSERIDA NO CONTEXTO AMAZÔNICO.