ESTE ARTIGO ESTÁ RELACIONADO AOS ESTUDOS DESENVOLVIDOS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, E TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL PROPOR UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SEU PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO. PARA ISSO, REALIZAREMOS NOSSA ANÁLISE ATRAVÉS DA LITERATURA DE PAULO FREIRE, ESPECIFICAMENTE EM SUA OBRA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA (FREIRE, 2018). DIANTE DESTA OBRA E ATRAVÉS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ANALISAREMOS OS SABERES QUE FREIRE CHAMA DE NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA, EM SUA OBRA, ÚLTIMA PUBLICADA EM VIDA, APRESENTA UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, BEM COMO REFLEXÕES ACERCA DE PROPOSIÇÕES QUE DEVEM SER INDICIADAS, ISSO É ELUCIDADO DENTRO DE UMA ABORDAGEM EDUCATIVO-PROGRESSISTA, QUE EXAMINA UMA INVESTIGAÇÃO DE SABERES FUNDAMENTAIS, ELENCADOS ATRAVÉS DE EXIGÊNCIAS DE UM ENSINO QUE ELUCIDE E TRABALHE OS PRINCÍPIOS DA AUTONOMIA DO EDUCANDO. FORTALECENDO TEORIAS QUE ABORDAM PRÁTICAS COERENTES COM A CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIAL DA REALIDADE DOS ALUNOS.