LEITURA E ESCRITA TEM SIDO O FOCO DE GRANDES DISCUSSÕES NESTAS ULTIMAS DÉCADAS. SABENDO QUE O LER E ESCREVER SÃO FATORES PRIMORDIAIS QUANDO SE TRATA DE RESULTADOS NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS (SAEB). E QUE ESSA SITUAÇÃO NÃO É DIFERENTE NA ESCOLA MUNICIPAL “CRISTO REI” EM CAMPESTRE DE GOIÁS. EMBASADO NESTA DISCUSSÃO APRESENTAREI A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DA ALFABETIZAÇÃO COM LETRAMENTO NA VIDA DA CRIANÇA NOS ANOS INICIAIS REFLETINDO NAS SERIES SUBSEQUENTES. SERÁ APRESENTADO NESTE ARTIGO OS CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO, OS FUNDAMENTOS DA CRIAÇÃO DO SAEB. SERÁ DEMONSTRADO COMO OS ALUNOS E PROFESSORES NO 5º ANO/SÉRIE SE SENTEM DIANTE DA PRESSÃO EM BUSCA DE RESULTADOS POSITIVOS PARA O IDEB. TODA PESQUISA SE BASEOU NA METODOLOGIA QUALITATIVA, UTILIZANDO DE FUNDAMENTOS TEÓRICOS QUE POSSIBILITARAM ASSIM A COMPREENSÃO DOS PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS DESTE ANO TÃO ASSOSSEGADO TANTO PARA OS DOCENTES QUANTO PARA DISCENTES.