Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS METODOLOGIAS ATIVAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA POTENCIALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ESPAÇOS FORMAL E NÃO FORMAL DE ENSINO

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, ESPAÇO FORMAL, ESPAÇO NÃO FORMAL, APRENDIZAGEM, Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68034
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2014
    "inscrito_id" => 7262
    "titulo" => """
      AS METODOLOGIAS ATIVAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA\r\n
      POTENCIALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ESPAÇOS\r\n
      FORMAL E NÃO FORMAL DE ENSINO
      """
    "resumo" => "AO LONGO DO TEMPO, A MANEIRA COMO SE APRENDE E SE ENSINA SOFREU, E AINDA SOFRE DIVERSAS MODIFICAÇÕES QUE SÃO INFLUENCIADAS POR INÚMEROS FATORES (SOCIAIS, ECONÔMICOS, CULTURAIS, AMBIENTAIS, ETC.). CONSIDERANDO ESSE CENÁRIO, AS METODOLOGIAS ATIVAS SURGEM COMO UM DOS CAMINHOS QUE PODEM SER UTILIZADOS PARA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. A PARTIR DISSO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É DISCUTIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DESTAS METODOLOGIAS PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM NOS ESPAÇOS FORMAL E NÃO FORMAL DE ENSINO. QUANTO AO PERCURSO METODOLÓGICO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM UMA ABORDAGEM, PREDOMINANTEMENTE, QUALITATIVA. COM A ANÁLISE DAS REFERÊNCIAS PERCEBEU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PROPORCIONA UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS EDUCANDOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO, ISSO FAVORECE A FORMAÇÃO DE SUJEITOS MAIS AUTÔNOMOS E CRÍTICOS. CONSTATOU-SE TAMBÉM QUE HÁ DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS NA IMPLEMENTAÇÃO DESTAS METODOLOGIAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, MAS VÃO SENDO VENCIDOS PELOS PRÓPRIOS EDUCADORES NAS SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ESPAÇO FORMAL, ESPAÇO NÃO FORMAL, APRENDIZAGEM, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA17_ID7262_22092020161451.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIRGÍNIA MAIA DE ARAÚJO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VIRGÍNIA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "virginiamadoliveira@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68034
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2014
    "inscrito_id" => 7262
    "titulo" => """
      AS METODOLOGIAS ATIVAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA\r\n
      POTENCIALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ESPAÇOS\r\n
      FORMAL E NÃO FORMAL DE ENSINO
      """
    "resumo" => "AO LONGO DO TEMPO, A MANEIRA COMO SE APRENDE E SE ENSINA SOFREU, E AINDA SOFRE DIVERSAS MODIFICAÇÕES QUE SÃO INFLUENCIADAS POR INÚMEROS FATORES (SOCIAIS, ECONÔMICOS, CULTURAIS, AMBIENTAIS, ETC.). CONSIDERANDO ESSE CENÁRIO, AS METODOLOGIAS ATIVAS SURGEM COMO UM DOS CAMINHOS QUE PODEM SER UTILIZADOS PARA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. A PARTIR DISSO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É DISCUTIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DESTAS METODOLOGIAS PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM NOS ESPAÇOS FORMAL E NÃO FORMAL DE ENSINO. QUANTO AO PERCURSO METODOLÓGICO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM UMA ABORDAGEM, PREDOMINANTEMENTE, QUALITATIVA. COM A ANÁLISE DAS REFERÊNCIAS PERCEBEU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PROPORCIONA UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS EDUCANDOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO, ISSO FAVORECE A FORMAÇÃO DE SUJEITOS MAIS AUTÔNOMOS E CRÍTICOS. CONSTATOU-SE TAMBÉM QUE HÁ DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS NA IMPLEMENTAÇÃO DESTAS METODOLOGIAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, MAS VÃO SENDO VENCIDOS PELOS PRÓPRIOS EDUCADORES NAS SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ESPAÇO FORMAL, ESPAÇO NÃO FORMAL, APRENDIZAGEM, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA17_ID7262_22092020161451.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIRGÍNIA MAIA DE ARAÚJO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VIRGÍNIA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "virginiamadoliveira@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

AO LONGO DO TEMPO, A MANEIRA COMO SE APRENDE E SE ENSINA SOFREU, E AINDA SOFRE DIVERSAS MODIFICAÇÕES QUE SÃO INFLUENCIADAS POR INÚMEROS FATORES (SOCIAIS, ECONÔMICOS, CULTURAIS, AMBIENTAIS, ETC.). CONSIDERANDO ESSE CENÁRIO, AS METODOLOGIAS ATIVAS SURGEM COMO UM DOS CAMINHOS QUE PODEM SER UTILIZADOS PARA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. A PARTIR DISSO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É DISCUTIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DESTAS METODOLOGIAS PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM NOS ESPAÇOS FORMAL E NÃO FORMAL DE ENSINO. QUANTO AO PERCURSO METODOLÓGICO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM UMA ABORDAGEM, PREDOMINANTEMENTE, QUALITATIVA. COM A ANÁLISE DAS REFERÊNCIAS PERCEBEU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PROPORCIONA UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS EDUCANDOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO, ISSO FAVORECE A FORMAÇÃO DE SUJEITOS MAIS AUTÔNOMOS E CRÍTICOS. CONSTATOU-SE TAMBÉM QUE HÁ DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS NA IMPLEMENTAÇÃO DESTAS METODOLOGIAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, MAS VÃO SENDO VENCIDOS PELOS PRÓPRIOS EDUCADORES NAS SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.