AO LONGO DO TEMPO, A MANEIRA COMO SE APRENDE E SE ENSINA SOFREU, E AINDA SOFRE DIVERSAS MODIFICAÇÕES QUE SÃO INFLUENCIADAS POR INÚMEROS FATORES (SOCIAIS, ECONÔMICOS, CULTURAIS, AMBIENTAIS, ETC.). CONSIDERANDO ESSE CENÁRIO, AS METODOLOGIAS ATIVAS SURGEM COMO UM DOS CAMINHOS QUE PODEM SER UTILIZADOS PARA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. A PARTIR DISSO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É DISCUTIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DESTAS METODOLOGIAS PARA POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM NOS ESPAÇOS FORMAL E NÃO FORMAL DE ENSINO. QUANTO AO PERCURSO METODOLÓGICO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM UMA ABORDAGEM, PREDOMINANTEMENTE, QUALITATIVA. COM A ANÁLISE DAS REFERÊNCIAS PERCEBEU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PROPORCIONA UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS EDUCANDOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO, ISSO FAVORECE A FORMAÇÃO DE SUJEITOS MAIS AUTÔNOMOS E CRÍTICOS. CONSTATOU-SE TAMBÉM QUE HÁ DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS NA IMPLEMENTAÇÃO DESTAS METODOLOGIAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, MAS VÃO SENDO VENCIDOS PELOS PRÓPRIOS EDUCADORES NAS SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS.