ESTE ARTIGO DESCREVE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ÁREA DE MATEMÁTICA, VIVENCIADA E DESENVOLVIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, NA TURMA DO 7º ANO “C” DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ANTÔNIO LACERDA NETO - EMEIEF NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS, ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL. O RECORTE AQUI APRESENTADO DIZ RESPEITO ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTUDO DE POLÍGONOS, NA QUAL UTILIZOU-SE DO ORIGAMI E TANGRAM, COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS FACILITADORAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, COM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS UMA PRÁTICA LÚDICA QUE LHES PERMITISSEM RECONHECER, CLASSIFICAR E IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DOS DIVERSOS TIPOS DE POLÍGONOS. PARA A ESCRITA E ANÁLISE DESTA EXPERIÊNCIA, FORAM UTILIZADOS COMO PRINCIPAIS REFERENCIAIS TEÓRICOS OS AUTORES: LORENZATO (1995, 2008), REGO, REGO E JÚNIOR (2018). AS ATIVIDADES REALIZADAS PROPORCIONARAM AOS DISCENTES A OPORTUNIDADE DE ANALISAR E RESOLVER OS PROBLEMAS PROPOSTOS ATRAVÉS DO USO DE ORIGAMI E TANGRAM. POR MEIO DESTA PRÁTICA PEDAGÓGICA, OS ALUNOS ALCANÇARAM UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO ESTUDADO, COMPREENDENDO MELHOR AS PROPRIEDADES E CONCEITOS ENVOLVIDOS, ALÉM DISSO, ALCANÇOU-SE A SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E COOPERAÇÃO MÚTUA, POSSIBILITANDO A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO MAIS SISTEMÁTICO, DINÂMICO E AFETIVO EM SALA DE AULA.