ORIGAMI E TANGRAM: MEDIADORES DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69206 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 894 "inscrito_id" => 1278 "titulo" => "ORIGAMI E TANGRAM: MEDIADORES DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS" "resumo" => "ESTE ARTIGO DESCREVE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ÁREA DE MATEMÁTICA, VIVENCIADA E DESENVOLVIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, NA TURMA DO 7º ANO “C” DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ANTÔNIO LACERDA NETO - EMEIEF NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS, ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL. O RECORTE AQUI APRESENTADO DIZ RESPEITO ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTUDO DE POLÍGONOS, NA QUAL UTILIZOU-SE DO ORIGAMI E TANGRAM, COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS FACILITADORAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, COM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS UMA PRÁTICA LÚDICA QUE LHES PERMITISSEM RECONHECER, CLASSIFICAR E IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DOS DIVERSOS TIPOS DE POLÍGONOS. PARA A ESCRITA E ANÁLISE DESTA EXPERIÊNCIA, FORAM UTILIZADOS COMO PRINCIPAIS REFERENCIAIS TEÓRICOS OS AUTORES: LORENZATO (1995, 2008), REGO, REGO E JÚNIOR (2018). AS ATIVIDADES REALIZADAS PROPORCIONARAM AOS DISCENTES A OPORTUNIDADE DE ANALISAR E RESOLVER OS PROBLEMAS PROPOSTOS ATRAVÉS DO USO DE ORIGAMI E TANGRAM. POR MEIO DESTA PRÁTICA PEDAGÓGICA, OS ALUNOS ALCANÇARAM UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO ESTUDADO, COMPREENDENDO MELHOR AS PROPRIEDADES E CONCEITOS ENVOLVIDOS, ALÉM DISSO, ALCANÇOU-SE A SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E COOPERAÇÃO MÚTUA, POSSIBILITANDO A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO MAIS SISTEMÁTICO, DINÂMICO E AFETIVO EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "POLÍGONOS, ORIGAMI, TANGRAM, ENSINO FUNDAMENTAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID1278_29082020003208.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÍVEA ARETHUZA VITAL ALVES" "autor_nome_curto" => "NÍVEA ARETHUZA" "autor_email" => "arethuzacullen@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "5f1e304fd2b51_26072020_223927.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69206 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 894 "inscrito_id" => 1278 "titulo" => "ORIGAMI E TANGRAM: MEDIADORES DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS" "resumo" => "ESTE ARTIGO DESCREVE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ÁREA DE MATEMÁTICA, VIVENCIADA E DESENVOLVIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, NA TURMA DO 7º ANO “C” DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ANTÔNIO LACERDA NETO - EMEIEF NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS, ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL. O RECORTE AQUI APRESENTADO DIZ RESPEITO ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTUDO DE POLÍGONOS, NA QUAL UTILIZOU-SE DO ORIGAMI E TANGRAM, COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS FACILITADORAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, COM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS UMA PRÁTICA LÚDICA QUE LHES PERMITISSEM RECONHECER, CLASSIFICAR E IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DOS DIVERSOS TIPOS DE POLÍGONOS. PARA A ESCRITA E ANÁLISE DESTA EXPERIÊNCIA, FORAM UTILIZADOS COMO PRINCIPAIS REFERENCIAIS TEÓRICOS OS AUTORES: LORENZATO (1995, 2008), REGO, REGO E JÚNIOR (2018). AS ATIVIDADES REALIZADAS PROPORCIONARAM AOS DISCENTES A OPORTUNIDADE DE ANALISAR E RESOLVER OS PROBLEMAS PROPOSTOS ATRAVÉS DO USO DE ORIGAMI E TANGRAM. POR MEIO DESTA PRÁTICA PEDAGÓGICA, OS ALUNOS ALCANÇARAM UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO ESTUDADO, COMPREENDENDO MELHOR AS PROPRIEDADES E CONCEITOS ENVOLVIDOS, ALÉM DISSO, ALCANÇOU-SE A SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E COOPERAÇÃO MÚTUA, POSSIBILITANDO A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO MAIS SISTEMÁTICO, DINÂMICO E AFETIVO EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "POLÍGONOS, ORIGAMI, TANGRAM, ENSINO FUNDAMENTAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID1278_29082020003208.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÍVEA ARETHUZA VITAL ALVES" "autor_nome_curto" => "NÍVEA ARETHUZA" "autor_email" => "arethuzacullen@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "5f1e304fd2b51_26072020_223927.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }