Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ORIGAMI E TANGRAM: MEDIADORES DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS

Palavra-chaves: POLÍGONOS, ORIGAMI, TANGRAM, ENSINO FUNDAMENTAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69206
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 894
    "inscrito_id" => 1278
    "titulo" => "ORIGAMI E TANGRAM: MEDIADORES DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO DESCREVE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ÁREA DE MATEMÁTICA, VIVENCIADA E DESENVOLVIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, NA TURMA DO 7º ANO “C” DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ANTÔNIO LACERDA NETO - EMEIEF NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS, ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL. O RECORTE AQUI APRESENTADO DIZ RESPEITO ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTUDO DE POLÍGONOS, NA QUAL UTILIZOU-SE DO ORIGAMI E TANGRAM, COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS FACILITADORAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, COM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS UMA PRÁTICA LÚDICA QUE LHES PERMITISSEM RECONHECER, CLASSIFICAR E IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DOS DIVERSOS TIPOS DE POLÍGONOS. PARA A ESCRITA E ANÁLISE DESTA EXPERIÊNCIA, FORAM UTILIZADOS COMO PRINCIPAIS REFERENCIAIS TEÓRICOS OS AUTORES: LORENZATO (1995, 2008), REGO, REGO E JÚNIOR (2018). AS ATIVIDADES REALIZADAS PROPORCIONARAM AOS DISCENTES A OPORTUNIDADE DE ANALISAR E RESOLVER OS PROBLEMAS PROPOSTOS ATRAVÉS DO USO DE ORIGAMI E TANGRAM. POR MEIO DESTA PRÁTICA PEDAGÓGICA, OS ALUNOS ALCANÇARAM UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO ESTUDADO, COMPREENDENDO MELHOR AS PROPRIEDADES E CONCEITOS ENVOLVIDOS, ALÉM DISSO, ALCANÇOU-SE A SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E COOPERAÇÃO MÚTUA, POSSIBILITANDO A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO MAIS SISTEMÁTICO, DINÂMICO E AFETIVO EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "POLÍGONOS, ORIGAMI, TANGRAM, ENSINO FUNDAMENTAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID1278_29082020003208.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NÍVEA ARETHUZA VITAL ALVES"
    "autor_nome_curto" => "NÍVEA ARETHUZA"
    "autor_email" => "arethuzacullen@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => "5f1e304fd2b51_26072020_223927.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69206
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 894
    "inscrito_id" => 1278
    "titulo" => "ORIGAMI E TANGRAM: MEDIADORES DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE POLÍGONOS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO DESCREVE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ÁREA DE MATEMÁTICA, VIVENCIADA E DESENVOLVIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, NA TURMA DO 7º ANO “C” DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ANTÔNIO LACERDA NETO - EMEIEF NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS, ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL. O RECORTE AQUI APRESENTADO DIZ RESPEITO ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTUDO DE POLÍGONOS, NA QUAL UTILIZOU-SE DO ORIGAMI E TANGRAM, COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS FACILITADORAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, COM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS UMA PRÁTICA LÚDICA QUE LHES PERMITISSEM RECONHECER, CLASSIFICAR E IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DOS DIVERSOS TIPOS DE POLÍGONOS. PARA A ESCRITA E ANÁLISE DESTA EXPERIÊNCIA, FORAM UTILIZADOS COMO PRINCIPAIS REFERENCIAIS TEÓRICOS OS AUTORES: LORENZATO (1995, 2008), REGO, REGO E JÚNIOR (2018). AS ATIVIDADES REALIZADAS PROPORCIONARAM AOS DISCENTES A OPORTUNIDADE DE ANALISAR E RESOLVER OS PROBLEMAS PROPOSTOS ATRAVÉS DO USO DE ORIGAMI E TANGRAM. POR MEIO DESTA PRÁTICA PEDAGÓGICA, OS ALUNOS ALCANÇARAM UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO ESTUDADO, COMPREENDENDO MELHOR AS PROPRIEDADES E CONCEITOS ENVOLVIDOS, ALÉM DISSO, ALCANÇOU-SE A SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E COOPERAÇÃO MÚTUA, POSSIBILITANDO A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO MAIS SISTEMÁTICO, DINÂMICO E AFETIVO EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "POLÍGONOS, ORIGAMI, TANGRAM, ENSINO FUNDAMENTAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID1278_29082020003208.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NÍVEA ARETHUZA VITAL ALVES"
    "autor_nome_curto" => "NÍVEA ARETHUZA"
    "autor_email" => "arethuzacullen@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => "5f1e304fd2b51_26072020_223927.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO DESCREVE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ÁREA DE MATEMÁTICA, VIVENCIADA E DESENVOLVIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID, NA TURMA DO 7º ANO “C” DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ANTÔNIO LACERDA NETO - EMEIEF NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS, ESTADO DA PARAÍBA, BRASIL. O RECORTE AQUI APRESENTADO DIZ RESPEITO ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTUDO DE POLÍGONOS, NA QUAL UTILIZOU-SE DO ORIGAMI E TANGRAM, COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS FACILITADORAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, COM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS UMA PRÁTICA LÚDICA QUE LHES PERMITISSEM RECONHECER, CLASSIFICAR E IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DOS DIVERSOS TIPOS DE POLÍGONOS. PARA A ESCRITA E ANÁLISE DESTA EXPERIÊNCIA, FORAM UTILIZADOS COMO PRINCIPAIS REFERENCIAIS TEÓRICOS OS AUTORES: LORENZATO (1995, 2008), REGO, REGO E JÚNIOR (2018). AS ATIVIDADES REALIZADAS PROPORCIONARAM AOS DISCENTES A OPORTUNIDADE DE ANALISAR E RESOLVER OS PROBLEMAS PROPOSTOS ATRAVÉS DO USO DE ORIGAMI E TANGRAM. POR MEIO DESTA PRÁTICA PEDAGÓGICA, OS ALUNOS ALCANÇARAM UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO ESTUDADO, COMPREENDENDO MELHOR AS PROPRIEDADES E CONCEITOS ENVOLVIDOS, ALÉM DISSO, ALCANÇOU-SE A SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E COOPERAÇÃO MÚTUA, POSSIBILITANDO A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO MAIS SISTEMÁTICO, DINÂMICO E AFETIVO EM SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.