ESTE ESTUDO PROPÕE-SE A ANALISAR O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) EM SEU CAMPUS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS (IEAR) EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR (ENE) PARA RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO: COMO SÃO FORMADOS OS PEDAGOGOS NESTE CAMPUS EM RELAÇÃO AOS CONTEXTOS NÃO ESCOLARES? ESTA PESQUISA SE CONSTITUI QUALITATIVAMENTE POR MEIO DE UM ESTUDO DE CASO DO IEAR E APRESENTA COMO ESTRATÉGIA UMA TRIANGULAÇÃO DE DADOS QUE SE DÁ POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA ENTENDER O DEBATE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, UMA ANÁLISE DOCUMENTAL PARA AVALIAR A DIRETRIZ CURRICULAR E O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO. TAMBÉM SÃO FEITAS ENTREVISTAS SEMI ESTRUTURADAS DE FORMA PRESENCIAL E DIGITAL COM PROFESSORES/COORDENADORES DE EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR DESSE CAMPUS. ASSIM, FOI POSSÍVEL UMA COLETA DE DADOS DISTINTA E COM FONTES DIVERSAS. O SUPORTE TEÓRICO SE DÁ POR MEIO DE AUTORES COMO LIBÂNEO ( 2002, 2006), SAVIANI (2019) E SEVERO (2015). CONSIDERANDO OS DADOS DA INVESTIGAÇÃO, É POSSÍVEL DIZER QUE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR AINDA TENDE A SEDIMENTAR-SE ENQUANTO OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO PARA O PEDAGOGO . ENTRETANTO, APESAR DE SUA PARTICIPAÇÃO SER INFERIOR A 1% NA GRADE CURRICULAR DO CURSO, A INSERÇÃO DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS COMO UM ESTÁGIO EM AMBIENTES ESCOLARES E A DISCIPLINA TEÓRICA DE ENE DEMONSTRAM A AMPLIAÇÃO DESTE DEBATE NO IEAR .