Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE EM SEU INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EM ANGRA DOS REIS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS, CURSO DE PEDAGOGIA, , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67589
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2401
    "inscrito_id" => 6489
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE EM SEU INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EM ANGRA DOS REIS"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO PROPÕE-SE A ANALISAR O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) EM SEU CAMPUS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS (IEAR) EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR (ENE) PARA RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO: COMO SÃO FORMADOS OS PEDAGOGOS NESTE CAMPUS EM RELAÇÃO AOS CONTEXTOS NÃO ESCOLARES?  ESTA PESQUISA SE CONSTITUI QUALITATIVAMENTE POR MEIO DE UM ESTUDO DE CASO DO IEAR E APRESENTA COMO ESTRATÉGIA UMA TRIANGULAÇÃO DE DADOS QUE SE DÁ POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA ENTENDER O DEBATE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR,  UMA ANÁLISE DOCUMENTAL  PARA AVALIAR A DIRETRIZ CURRICULAR  E O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO. TAMBÉM SÃO FEITAS ENTREVISTAS SEMI ESTRUTURADAS DE FORMA PRESENCIAL E DIGITAL COM PROFESSORES/COORDENADORES DE EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR DESSE CAMPUS. ASSIM, FOI POSSÍVEL UMA COLETA DE DADOS DISTINTA E COM FONTES DIVERSAS. O SUPORTE TEÓRICO SE DÁ POR MEIO DE AUTORES COMO LIBÂNEO ( 2002, 2006), SAVIANI (2019) E  SEVERO (2015). CONSIDERANDO OS DADOS DA INVESTIGAÇÃO, É POSSÍVEL DIZER QUE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR AINDA TENDE A SEDIMENTAR-SE ENQUANTO OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO PARA O PEDAGOGO . ENTRETANTO, APESAR DE SUA PARTICIPAÇÃO SER INFERIOR A 1% NA GRADE CURRICULAR DO CURSO, A INSERÇÃO DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS COMO UM ESTÁGIO EM AMBIENTES ESCOLARES E A DISCIPLINA TEÓRICA DE ENE  DEMONSTRAM A AMPLIAÇÃO DESTE DEBATE NO IEAR ."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS, CURSO DE PEDAGOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA17_ID6489_30092020235513.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZIANE DE OLIVEIRA DOS SANTOS GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "SUZIANE GONÇALVES"
    "autor_email" => "suzianegoncalves75@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67589
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2401
    "inscrito_id" => 6489
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE EM SEU INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EM ANGRA DOS REIS"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO PROPÕE-SE A ANALISAR O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) EM SEU CAMPUS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS (IEAR) EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR (ENE) PARA RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO: COMO SÃO FORMADOS OS PEDAGOGOS NESTE CAMPUS EM RELAÇÃO AOS CONTEXTOS NÃO ESCOLARES?  ESTA PESQUISA SE CONSTITUI QUALITATIVAMENTE POR MEIO DE UM ESTUDO DE CASO DO IEAR E APRESENTA COMO ESTRATÉGIA UMA TRIANGULAÇÃO DE DADOS QUE SE DÁ POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA ENTENDER O DEBATE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR,  UMA ANÁLISE DOCUMENTAL  PARA AVALIAR A DIRETRIZ CURRICULAR  E O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO. TAMBÉM SÃO FEITAS ENTREVISTAS SEMI ESTRUTURADAS DE FORMA PRESENCIAL E DIGITAL COM PROFESSORES/COORDENADORES DE EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR DESSE CAMPUS. ASSIM, FOI POSSÍVEL UMA COLETA DE DADOS DISTINTA E COM FONTES DIVERSAS. O SUPORTE TEÓRICO SE DÁ POR MEIO DE AUTORES COMO LIBÂNEO ( 2002, 2006), SAVIANI (2019) E  SEVERO (2015). CONSIDERANDO OS DADOS DA INVESTIGAÇÃO, É POSSÍVEL DIZER QUE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR AINDA TENDE A SEDIMENTAR-SE ENQUANTO OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO PARA O PEDAGOGO . ENTRETANTO, APESAR DE SUA PARTICIPAÇÃO SER INFERIOR A 1% NA GRADE CURRICULAR DO CURSO, A INSERÇÃO DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS COMO UM ESTÁGIO EM AMBIENTES ESCOLARES E A DISCIPLINA TEÓRICA DE ENE  DEMONSTRAM A AMPLIAÇÃO DESTE DEBATE NO IEAR ."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS, CURSO DE PEDAGOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA17_ID6489_30092020235513.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZIANE DE OLIVEIRA DOS SANTOS GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "SUZIANE GONÇALVES"
    "autor_email" => "suzianegoncalves75@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ESTUDO PROPÕE-SE A ANALISAR O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) EM SEU CAMPUS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS (IEAR) EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR (ENE) PARA RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO: COMO SÃO FORMADOS OS PEDAGOGOS NESTE CAMPUS EM RELAÇÃO AOS CONTEXTOS NÃO ESCOLARES? ESTA PESQUISA SE CONSTITUI QUALITATIVAMENTE POR MEIO DE UM ESTUDO DE CASO DO IEAR E APRESENTA COMO ESTRATÉGIA UMA TRIANGULAÇÃO DE DADOS QUE SE DÁ POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA ENTENDER O DEBATE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, UMA ANÁLISE DOCUMENTAL PARA AVALIAR A DIRETRIZ CURRICULAR E O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO. TAMBÉM SÃO FEITAS ENTREVISTAS SEMI ESTRUTURADAS DE FORMA PRESENCIAL E DIGITAL COM PROFESSORES/COORDENADORES DE EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR DESSE CAMPUS. ASSIM, FOI POSSÍVEL UMA COLETA DE DADOS DISTINTA E COM FONTES DIVERSAS. O SUPORTE TEÓRICO SE DÁ POR MEIO DE AUTORES COMO LIBÂNEO ( 2002, 2006), SAVIANI (2019) E SEVERO (2015). CONSIDERANDO OS DADOS DA INVESTIGAÇÃO, É POSSÍVEL DIZER QUE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR AINDA TENDE A SEDIMENTAR-SE ENQUANTO OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO PARA O PEDAGOGO . ENTRETANTO, APESAR DE SUA PARTICIPAÇÃO SER INFERIOR A 1% NA GRADE CURRICULAR DO CURSO, A INSERÇÃO DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS COMO UM ESTÁGIO EM AMBIENTES ESCOLARES E A DISCIPLINA TEÓRICA DE ENE DEMONSTRAM A AMPLIAÇÃO DESTE DEBATE NO IEAR .

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.