O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO FOMENTAR O DEBATE SOBRE O ENSINO DE HIST?RIA, COM BASE EM DUAS AN?LISES, A PRIMEIRA SOBRE UMA OBRA PARADID?TICA E A SEGUNDA SOBRE UM LIVRO DID?TICO. A METODOLOGIA EMPREGADA NA CONSTRU??O DO MESMO FOI DE REVIS?O BIBLIOGR?FICA, CONTENDO REFLEX?ES FUNDAMENTADAS POR TE?RICOS COMO ARANHA (2006), ALBUQUERQUE JUNIOR (2007) E BITTENCOURT (2008). COMO RESULTADO PERCEBEU-SE QUE OS ESTUDOS SOBRE A UTILIZA??O DE OBRAS PARADID?TICAS COMO INSTRUMENTOS DE APROFUNDAMENTO E REFLEX?O SOBRE O ENSINO DE HIST?RIA REVELAM A EXIST?NCIA DE TEM?TICAS SILENCIADAS NOS LIVROS DID?TICOS, COMO VIOL?NCIA CONTRA A MULHER, PRECONCEITO ?TNICO, ENTRE OUTROS E QUE PODEM TER VOZ POR MEIO DO USO DE PARADID?TICOS. A FUN??O SOCIAL DA HIST?RIA TAMB?M FOI POSTA COMO CENTRO DE DEBATE, ESTANDO PRESENTE NAS NUANCES DO TRABALHO, LEVANDO A CONCLUS?O DE QUE INQUIETA??ES A RESPEITO DA FORMA??O DO PROFESSOR DE HIST?RIA E SUA RELA??O COM OS PROCESSOS DE FORMA??O CONTINUADA E APERFEI?OAMENTO, SE TORNAM AVIDAMENTE NECESS?RIAS EM CEN?RIOS SOCIAIS POLITICAMENTE INST?VEIS E CIENTIFICAMENTE FRAGILIZADOS, COMO ATUALMENTE.