AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: (AINDA) ALGUMAS REFLEXÕES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6925 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1114 "inscrito_id" => 2287 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: (AINDA) ALGUMAS REFLEXÕES" "resumo" => "RESUMOA discussão sobre concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa é antiga e ampla, mas também atual, e necessária, se levarmos em consideração, que o ensino de LP passa por imensas dificuldades. Mesmo em uma época de grandes mudanças e inovações, a escola ainda convive com o ensino de LP ainda vinculado à primeira concepção de linguagem, que privilegia a norma, em detrimento da diversidade linguística e cultural do Brasil. A partir de uma pesquisa bibliográfica, interpretativista de natureza qualitativa objetivou-se (re) discutir o papel das concepções de linguagem na aula de português, a partir de dois textos motivadores. Tomamos como aporte teórico a interação verbal de M. M. Bakhtin (1999) e ainda, os estudos de Geraldi (2001), Koch (1999), Fiorin (1999) e outros mais. Concluiu-se que muitos (as) profissionais de linguagem já tomaram conhecimento das concepções de linguagem e de suas implicações sobre o ensino de LP. No entanto, na sala de aula, em virtude de fatores pedagógicos, políticos e outros, acabam seguindo o que parece mais fácil, seguir as normas gramaticais, e a compreenderem enquanto aula de língua portuguesa. Crêem que assim, estão realizando o correto, cobrado pela sociedade. E ignoram, na maioria das vezes, os resultados danosos dessa prática, para a escola, para si próprio e, principalmente para os alunos das escolas públicas do país.Palavras-chave: Concepções de linguagem. Ensino. Reflexões" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM, ENSINO, REFLEXÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_18_49_03_idinscrito_2287_b7bd508e12bf9cfc59c927c905fb2c54.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEUMA REGINA RIBEIRO DA ROCHA LINS" "autor_nome_curto" => "CLEUMA" "autor_email" => "cleumaribeiro@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6925 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1114 "inscrito_id" => 2287 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: (AINDA) ALGUMAS REFLEXÕES" "resumo" => "RESUMOA discussão sobre concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa é antiga e ampla, mas também atual, e necessária, se levarmos em consideração, que o ensino de LP passa por imensas dificuldades. Mesmo em uma época de grandes mudanças e inovações, a escola ainda convive com o ensino de LP ainda vinculado à primeira concepção de linguagem, que privilegia a norma, em detrimento da diversidade linguística e cultural do Brasil. A partir de uma pesquisa bibliográfica, interpretativista de natureza qualitativa objetivou-se (re) discutir o papel das concepções de linguagem na aula de português, a partir de dois textos motivadores. Tomamos como aporte teórico a interação verbal de M. M. Bakhtin (1999) e ainda, os estudos de Geraldi (2001), Koch (1999), Fiorin (1999) e outros mais. Concluiu-se que muitos (as) profissionais de linguagem já tomaram conhecimento das concepções de linguagem e de suas implicações sobre o ensino de LP. No entanto, na sala de aula, em virtude de fatores pedagógicos, políticos e outros, acabam seguindo o que parece mais fácil, seguir as normas gramaticais, e a compreenderem enquanto aula de língua portuguesa. Crêem que assim, estão realizando o correto, cobrado pela sociedade. E ignoram, na maioria das vezes, os resultados danosos dessa prática, para a escola, para si próprio e, principalmente para os alunos das escolas públicas do país.Palavras-chave: Concepções de linguagem. Ensino. Reflexões" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM, ENSINO, REFLEXÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_18_49_03_idinscrito_2287_b7bd508e12bf9cfc59c927c905fb2c54.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEUMA REGINA RIBEIRO DA ROCHA LINS" "autor_nome_curto" => "CLEUMA" "autor_email" => "cleumaribeiro@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }