Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO INOVADOR NA ESCOLA SENADOR JOSÉ GAUDÊNCIO

Palavra-chaves: DESAFIOS, ENSINO MÉDIO, PROEMI Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7720
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 852
    "inscrito_id" => 3217
    "titulo" => "OS DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO INOVADOR NA ESCOLA SENADOR JOSÉ GAUDÊNCIO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como proposta apresentar um estudo sobre a implantação do Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador José Gaudêncio, localizada no município de Serra Branca/PB. O enfoque desta pesquisa tem por finalidade diagnosticar as condições de aceitação deste programa no âmbito escolar, a relação do ensino-aprendizagem e seus benefícios enquanto proposta curricular. O ProEMI foi instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, no qual, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. Está é uma estratégia do Governo Federal para induzir uma nova formulação dos currículos, na qual, visa à ampliação do tempo na escola e a diversidade de práticas pedagógicas, a fim de atender às atuais demandas do Ensino Médio. Em Serra Branca a Escola Senador José Gaudêncio implantou o programa no ano de 2013, onde com base nesta pesquisa foram observados seus pontos positivos e negativos na visão dos sujeitos que participam desta nova fase de reestruturação de ensino. Para tanto Esta análise realizou-se durante as atividades do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID/SOCIOLOGIA) e a metodologia aqui aplicada foi com base na observação participante e pesquisa de campo com aplicação de entrevistas e questionários com os sujeitos que participam desta nova fase de reestruturação de ensino. Além disso, para compor este estudo foram utilizadas as seguintes referências: Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), Durkheim (2001) e Documentos orientadores do Ministério da Educação e Cultura (MEC), e da Secretária de Educação da Paraíba. Palavras – chaves: ensino médio inovador, currículo, práticas pedagógicas"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "DESAFIOS, ENSINO MÉDIO, PROEMI"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_10_07_09_idinscrito_3217_32a45d83200c4b47c2e4502803ea1d22.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILZA BORGES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "WILZA BORGES"
    "autor_email" => "wilza28@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG-CDSA CAMPUS SUMÉ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7720
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 852
    "inscrito_id" => 3217
    "titulo" => "OS DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO INOVADOR NA ESCOLA SENADOR JOSÉ GAUDÊNCIO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como proposta apresentar um estudo sobre a implantação do Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador José Gaudêncio, localizada no município de Serra Branca/PB. O enfoque desta pesquisa tem por finalidade diagnosticar as condições de aceitação deste programa no âmbito escolar, a relação do ensino-aprendizagem e seus benefícios enquanto proposta curricular. O ProEMI foi instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, no qual, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. Está é uma estratégia do Governo Federal para induzir uma nova formulação dos currículos, na qual, visa à ampliação do tempo na escola e a diversidade de práticas pedagógicas, a fim de atender às atuais demandas do Ensino Médio. Em Serra Branca a Escola Senador José Gaudêncio implantou o programa no ano de 2013, onde com base nesta pesquisa foram observados seus pontos positivos e negativos na visão dos sujeitos que participam desta nova fase de reestruturação de ensino. Para tanto Esta análise realizou-se durante as atividades do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID/SOCIOLOGIA) e a metodologia aqui aplicada foi com base na observação participante e pesquisa de campo com aplicação de entrevistas e questionários com os sujeitos que participam desta nova fase de reestruturação de ensino. Além disso, para compor este estudo foram utilizadas as seguintes referências: Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), Durkheim (2001) e Documentos orientadores do Ministério da Educação e Cultura (MEC), e da Secretária de Educação da Paraíba. Palavras – chaves: ensino médio inovador, currículo, práticas pedagógicas"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "DESAFIOS, ENSINO MÉDIO, PROEMI"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_10_07_09_idinscrito_3217_32a45d83200c4b47c2e4502803ea1d22.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILZA BORGES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "WILZA BORGES"
    "autor_email" => "wilza28@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG-CDSA CAMPUS SUMÉ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho tem como proposta apresentar um estudo sobre a implantação do Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador José Gaudêncio, localizada no município de Serra Branca/PB. O enfoque desta pesquisa tem por finalidade diagnosticar as condições de aceitação deste programa no âmbito escolar, a relação do ensino-aprendizagem e seus benefícios enquanto proposta curricular. O ProEMI foi instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, no qual, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. Está é uma estratégia do Governo Federal para induzir uma nova formulação dos currículos, na qual, visa à ampliação do tempo na escola e a diversidade de práticas pedagógicas, a fim de atender às atuais demandas do Ensino Médio. Em Serra Branca a Escola Senador José Gaudêncio implantou o programa no ano de 2013, onde com base nesta pesquisa foram observados seus pontos positivos e negativos na visão dos sujeitos que participam desta nova fase de reestruturação de ensino. Para tanto Esta análise realizou-se durante as atividades do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID/SOCIOLOGIA) e a metodologia aqui aplicada foi com base na observação participante e pesquisa de campo com aplicação de entrevistas e questionários com os sujeitos que participam desta nova fase de reestruturação de ensino. Além disso, para compor este estudo foram utilizadas as seguintes referências: Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), Durkheim (2001) e Documentos orientadores do Ministério da Educação e Cultura (MEC), e da Secretária de Educação da Paraíba. Palavras – chaves: ensino médio inovador, currículo, práticas pedagógicas

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.