SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: INTERFACES E DESAFIOS
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Foram utilizados como instrumentos de coleta um questionário e uma entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados de forma qualitativa por meio da análise de conteúdo, que consiste na leitura exaustiva dos depoimentos e a categorização dos dados, recortando, no texto, e agrupando as unidades de registro de acordo com suas afinidades temáticas. RESULTADOS E DISCUSSÃO. De acordo com os professores, a temática da sexualidade é interessante e pertinente, visto que, é comum o aparecimento de questões dessa natureza na prática pedagógica. Por esta razão, a educação sexual na escola pode ser um meio para orientar, informar e prevenir. Todavia, os docentes relatam a existência de vários entraves para inserir esta problemática na prática pedagógica. Entre estes, há dificuldades, de ordem particular e curricular, para se abordar a sexualidade na escola. Percebemos que, embora os professores assinalem que a sexualidade é uma questão de realce, ainda há muita resistência para estes assumirem qualquer compromisso quanto a sua abordagem. Por esta razão, partimos do princípio que a abordagem da sexualidade deve ser contemplada nos cursos de formação docente para que estes profissionais possam se apropriar dos conhecimentos teóricos que embasam esta questão. Além deste, é necessário que todos os envolvidos possam olhar reflexivamente para a própria sexualidade, revisar seus conceitos, superar preconceitos e estereótipos, encarar os tabus, os medos e as vergonhas. CONCLUSÃO. Embora a sexualidade seja uma problemática presente no universo escolar, os professores estão despreparados para uma ação pedagógica efetiva. Desta feita, as bases que assentam a formação inicial é um parâmetro de análise importante para subsidiar a compreensão dos fatores que envolvem a sexualidade e a educação." 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