Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE ELETROPNEUMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA: POSSIBILIDADES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, ROBÓTICA, ELETROPNEUMÁTICA Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7572
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1212
    "inscrito_id" => 1334
    "titulo" => "O ENSINO DE ELETROPNEUMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA: POSSIBILIDADES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL"
    "resumo" => "Na contemporaneidade, há uma necessidade de fazer com que a ciência e a tecnologia sejam implementadas na educação básica, interligando a prática científica ao cotidiano dos alunos. Uma das alternativas utilizadas para isso, é a implementação das aulas de Robótica, a partir de kits de Robótica Educacional disponíveis nas escolas. Na tentativa de aproveitar o material oferecido e aliar este trabalho às atividades de iniciação à docência, objetivamo-nos a utilizar o Kit de Robótica denominado Eletropneumática com vistas à elaboração de uma intervenção didática para o ensino de conceitos relacionados à eletropneumática. A turma escolhida foi uma de 2º ano, no macrocampo de Iniciação Científica e Pesquisa, em uma escola de Ensino Médio Inovador. A proposta pretende fomentar o trabalho em equipe, ambientando as salas de aula a fim de estimular a criação e investigação dos alunos. Para isso, em um primeiro momento, elaboramos um material com uma proposta didática, a fim de complementar o disponível nos kits, traçando um roteiro de utilização do Kit voltado para a Física, contemplando os conceitos envolvidos na montagem do mesmo. Em um segundo momento, os alunos realizarão a montagem do protótipo sugerido (Motor de ar comprimido) e observarão o seu funcionamento a fim de que respondam a questionamentos que os levem a compreender a Física envolvida e qual a aplicação prática daquele modelo no seu cotidiano. No terceiro e último momento, apresentamos um experimento construído com material de baixo custo (Garra Hidráulica e Pneumática), fazendo relação com que fora observado no segundo momento e, na sequência, os alunos poderão construir os seus experimentos. Com isso, pretende-se que o aluno não somente reproduza os protótipos sugeridos, mas que seja capaz de encontrar solução para problemas lógicos durante a montagem, de compreender os conceitos físicos aplicados na construção deles e de relacionar a explicação científica no funcionamento do kit de robótica com aquele montado por eles mesmos. A proposta didática, bem como sua sequência foram planejadas e elaboradas. A intervenção encontra-se em fase inicial."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ROBÓTICA, ELETROPNEUMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_21_58_45_idinscrito_1334_3d8ebbeb1bf7131e7410ff5585d6e01b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNA CELY CARDOSO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MAGNA CELY"
    "autor_email" => "cellymagna@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE  ESTADUAL DA  PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7572
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1212
    "inscrito_id" => 1334
    "titulo" => "O ENSINO DE ELETROPNEUMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA: POSSIBILIDADES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL"
    "resumo" => "Na contemporaneidade, há uma necessidade de fazer com que a ciência e a tecnologia sejam implementadas na educação básica, interligando a prática científica ao cotidiano dos alunos. Uma das alternativas utilizadas para isso, é a implementação das aulas de Robótica, a partir de kits de Robótica Educacional disponíveis nas escolas. Na tentativa de aproveitar o material oferecido e aliar este trabalho às atividades de iniciação à docência, objetivamo-nos a utilizar o Kit de Robótica denominado Eletropneumática com vistas à elaboração de uma intervenção didática para o ensino de conceitos relacionados à eletropneumática. A turma escolhida foi uma de 2º ano, no macrocampo de Iniciação Científica e Pesquisa, em uma escola de Ensino Médio Inovador. A proposta pretende fomentar o trabalho em equipe, ambientando as salas de aula a fim de estimular a criação e investigação dos alunos. Para isso, em um primeiro momento, elaboramos um material com uma proposta didática, a fim de complementar o disponível nos kits, traçando um roteiro de utilização do Kit voltado para a Física, contemplando os conceitos envolvidos na montagem do mesmo. Em um segundo momento, os alunos realizarão a montagem do protótipo sugerido (Motor de ar comprimido) e observarão o seu funcionamento a fim de que respondam a questionamentos que os levem a compreender a Física envolvida e qual a aplicação prática daquele modelo no seu cotidiano. No terceiro e último momento, apresentamos um experimento construído com material de baixo custo (Garra Hidráulica e Pneumática), fazendo relação com que fora observado no segundo momento e, na sequência, os alunos poderão construir os seus experimentos. Com isso, pretende-se que o aluno não somente reproduza os protótipos sugeridos, mas que seja capaz de encontrar solução para problemas lógicos durante a montagem, de compreender os conceitos físicos aplicados na construção deles e de relacionar a explicação científica no funcionamento do kit de robótica com aquele montado por eles mesmos. A proposta didática, bem como sua sequência foram planejadas e elaboradas. A intervenção encontra-se em fase inicial."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ROBÓTICA, ELETROPNEUMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_21_58_45_idinscrito_1334_3d8ebbeb1bf7131e7410ff5585d6e01b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNA CELY CARDOSO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MAGNA CELY"
    "autor_email" => "cellymagna@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE  ESTADUAL DA  PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Na contemporaneidade, há uma necessidade de fazer com que a ciência e a tecnologia sejam implementadas na educação básica, interligando a prática científica ao cotidiano dos alunos. Uma das alternativas utilizadas para isso, é a implementação das aulas de Robótica, a partir de kits de Robótica Educacional disponíveis nas escolas. Na tentativa de aproveitar o material oferecido e aliar este trabalho às atividades de iniciação à docência, objetivamo-nos a utilizar o Kit de Robótica denominado Eletropneumática com vistas à elaboração de uma intervenção didática para o ensino de conceitos relacionados à eletropneumática. A turma escolhida foi uma de 2º ano, no macrocampo de Iniciação Científica e Pesquisa, em uma escola de Ensino Médio Inovador. A proposta pretende fomentar o trabalho em equipe, ambientando as salas de aula a fim de estimular a criação e investigação dos alunos. Para isso, em um primeiro momento, elaboramos um material com uma proposta didática, a fim de complementar o disponível nos kits, traçando um roteiro de utilização do Kit voltado para a Física, contemplando os conceitos envolvidos na montagem do mesmo. Em um segundo momento, os alunos realizarão a montagem do protótipo sugerido (Motor de ar comprimido) e observarão o seu funcionamento a fim de que respondam a questionamentos que os levem a compreender a Física envolvida e qual a aplicação prática daquele modelo no seu cotidiano. No terceiro e último momento, apresentamos um experimento construído com material de baixo custo (Garra Hidráulica e Pneumática), fazendo relação com que fora observado no segundo momento e, na sequência, os alunos poderão construir os seus experimentos. Com isso, pretende-se que o aluno não somente reproduza os protótipos sugeridos, mas que seja capaz de encontrar solução para problemas lógicos durante a montagem, de compreender os conceitos físicos aplicados na construção deles e de relacionar a explicação científica no funcionamento do kit de robótica com aquele montado por eles mesmos. A proposta didática, bem como sua sequência foram planejadas e elaboradas. A intervenção encontra-se em fase inicial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.