Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS JOGOS DE CELULAR NO ENSINO DE FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, JOGOS DE CELULAR, ENSINO DE FÍSICA, ONDULATÓRIA, Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69230
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 273
    "inscrito_id" => 1109
    "titulo" => "OS JOGOS DE CELULAR NO ENSINO DE FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O AVAN?O TECNOL?GICO TEM TRAZIDO MUDAN?AS EM DIVERSOS ?MBITOS SOCIAIS, INCLUSIVE NA EDUCA??O. A UTILIZA??O DE TECNOLOGIAS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TIC) NO ENSINO, IMPLICA EM UMA NOVA MANEIRA DE CONCEBER O CONHECIMENTO ATRAV?S DE RECURSOS FORTEMENTE PRESENTES NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. AUTORES COMO CUNHA (2009), KENSKI (2012), LIB?NEO (2013), MORAN (2012), PRENSKY (2012), SILVA (2018), TAJRA (2001) E VALENTE (2005) DEFENDEM QUE A EDUCA??O DEVE ACOMPANHAR AS EVOLU??ES MUNDIAIS E DESENVOLVER NOVAS T?TICAS DE APRENDIZAGEM RESPEITANDO AS CARACTER?STICAS DE CADA GERA??O. O CELULAR ? UMA TIC COMUM A TODOS, E A ATUAL GERA??O DE ALUNOS, POR TER ACESSO A ESSA FERRAMENTA DESDE OS ANOS INICIAIS, POSSUI UM GRANDE DOM?NIO DAS FUN??ES DO MESMO. SENDO ASSIM, TORNA-SE VI?VEL UTILIZ?-LO COMO RECURSO DID?TICO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE F?SICA, SEJA PARA INTRODUZIR, MEDIAR OU CONCLUIR UMA DETERMINADA TEM?TICA. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, ESTE ESTUDO TRAZ O RELATO DE UMA EXPERI?NCIA DA APLICA??O DE UMA PROPOSTA DID?TICA, DESENVOLVIDA COM O INTUITO DE UTILIZAR O CELULAR NAS AULAS DE F?SICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR EM UMA TURMA DE 2? ANO DO ENSINO M?DIO REGULAR, PERTENCENTE ? UMA ESCOLA ESTADUAL, SITUADA NO MUNIC?PIO DE ALAGO NOVA ? PB. UM APLICATIVO E UM JOGO FORAM UTILIZADOS PARA INTRODUZIR OS CONTE?DOS REFERENTES AO ESTUDO DE ONDULAT?RIA. AO FINAL DA APLICA??O DA PROPOSTA, OBSERVOU-SE QUE A MESMA DESPERTOU GRANDE INTERESSE DOS ESTUDANTES, POIS RELACIONARAM A FERRAMENTA TECNOL?GICA COM O CONTE?DO F?SICO ESTUDADO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, JOGOS DE CELULAR, ENSINO DE FÍSICA, ONDULATÓRIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID1109_27062020190827.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO"
    "autor_nome_curto" => "RUTH MELO"
    "autor_email" => "ruthmeloead@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69230
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 273
    "inscrito_id" => 1109
    "titulo" => "OS JOGOS DE CELULAR NO ENSINO DE FÍSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O AVAN?O TECNOL?GICO TEM TRAZIDO MUDAN?AS EM DIVERSOS ?MBITOS SOCIAIS, INCLUSIVE NA EDUCA??O. A UTILIZA??O DE TECNOLOGIAS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TIC) NO ENSINO, IMPLICA EM UMA NOVA MANEIRA DE CONCEBER O CONHECIMENTO ATRAV?S DE RECURSOS FORTEMENTE PRESENTES NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. AUTORES COMO CUNHA (2009), KENSKI (2012), LIB?NEO (2013), MORAN (2012), PRENSKY (2012), SILVA (2018), TAJRA (2001) E VALENTE (2005) DEFENDEM QUE A EDUCA??O DEVE ACOMPANHAR AS EVOLU??ES MUNDIAIS E DESENVOLVER NOVAS T?TICAS DE APRENDIZAGEM RESPEITANDO AS CARACTER?STICAS DE CADA GERA??O. O CELULAR ? UMA TIC COMUM A TODOS, E A ATUAL GERA??O DE ALUNOS, POR TER ACESSO A ESSA FERRAMENTA DESDE OS ANOS INICIAIS, POSSUI UM GRANDE DOM?NIO DAS FUN??ES DO MESMO. SENDO ASSIM, TORNA-SE VI?VEL UTILIZ?-LO COMO RECURSO DID?TICO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE F?SICA, SEJA PARA INTRODUZIR, MEDIAR OU CONCLUIR UMA DETERMINADA TEM?TICA. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, ESTE ESTUDO TRAZ O RELATO DE UMA EXPERI?NCIA DA APLICA??O DE UMA PROPOSTA DID?TICA, DESENVOLVIDA COM O INTUITO DE UTILIZAR O CELULAR NAS AULAS DE F?SICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR EM UMA TURMA DE 2? ANO DO ENSINO M?DIO REGULAR, PERTENCENTE ? UMA ESCOLA ESTADUAL, SITUADA NO MUNIC?PIO DE ALAGO NOVA ? PB. UM APLICATIVO E UM JOGO FORAM UTILIZADOS PARA INTRODUZIR OS CONTE?DOS REFERENTES AO ESTUDO DE ONDULAT?RIA. AO FINAL DA APLICA??O DA PROPOSTA, OBSERVOU-SE QUE A MESMA DESPERTOU GRANDE INTERESSE DOS ESTUDANTES, POIS RELACIONARAM A FERRAMENTA TECNOL?GICA COM O CONTE?DO F?SICO ESTUDADO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, JOGOS DE CELULAR, ENSINO DE FÍSICA, ONDULATÓRIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID1109_27062020190827.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO"
    "autor_nome_curto" => "RUTH MELO"
    "autor_email" => "ruthmeloead@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O AVAN?O TECNOL?GICO TEM TRAZIDO MUDAN?AS EM DIVERSOS ?MBITOS SOCIAIS, INCLUSIVE NA EDUCA??O. A UTILIZA??O DE TECNOLOGIAS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TIC) NO ENSINO, IMPLICA EM UMA NOVA MANEIRA DE CONCEBER O CONHECIMENTO ATRAV?S DE RECURSOS FORTEMENTE PRESENTES NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. AUTORES COMO CUNHA (2009), KENSKI (2012), LIB?NEO (2013), MORAN (2012), PRENSKY (2012), SILVA (2018), TAJRA (2001) E VALENTE (2005) DEFENDEM QUE A EDUCA??O DEVE ACOMPANHAR AS EVOLU??ES MUNDIAIS E DESENVOLVER NOVAS T?TICAS DE APRENDIZAGEM RESPEITANDO AS CARACTER?STICAS DE CADA GERA??O. O CELULAR ? UMA TIC COMUM A TODOS, E A ATUAL GERA??O DE ALUNOS, POR TER ACESSO A ESSA FERRAMENTA DESDE OS ANOS INICIAIS, POSSUI UM GRANDE DOM?NIO DAS FUN??ES DO MESMO. SENDO ASSIM, TORNA-SE VI?VEL UTILIZ?-LO COMO RECURSO DID?TICO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE F?SICA, SEJA PARA INTRODUZIR, MEDIAR OU CONCLUIR UMA DETERMINADA TEM?TICA. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, ESTE ESTUDO TRAZ O RELATO DE UMA EXPERI?NCIA DA APLICA??O DE UMA PROPOSTA DID?TICA, DESENVOLVIDA COM O INTUITO DE UTILIZAR O CELULAR NAS AULAS DE F?SICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR EM UMA TURMA DE 2? ANO DO ENSINO M?DIO REGULAR, PERTENCENTE ? UMA ESCOLA ESTADUAL, SITUADA NO MUNIC?PIO DE ALAGO NOVA ? PB. UM APLICATIVO E UM JOGO FORAM UTILIZADOS PARA INTRODUZIR OS CONTE?DOS REFERENTES AO ESTUDO DE ONDULAT?RIA. AO FINAL DA APLICA??O DA PROPOSTA, OBSERVOU-SE QUE A MESMA DESPERTOU GRANDE INTERESSE DOS ESTUDANTES, POIS RELACIONARAM A FERRAMENTA TECNOL?GICA COM O CONTE?DO F?SICO ESTUDADO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.