A TEMÁTICA EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE DE ENSINO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
APRESENTA ÍNDICES ELEVADOS, TORNANDO NECESSÁRIO APROFUNDAR A INVESTIGAÇÃO SOBRE A
TEMÁTICA, COM FOCO ESPECIAL NA ESCOLA MUNICIPAL FELIPE NERIS MACHADO EM CAXINGÓ,
ESTADO DO PIAUÍ, ONDE FORAM OUVIDOS ALUNOS E PROFESSORES, POSSIBILITANDO-NOS ESTABELECER
UMA VISÃO APROXIMADA DOS PROBLEMAS ENFRENTADOS POR AMBAS AS PARTES, VISANDO
ALTERNATIVAS QUE POSSIBILITEM MELHORAR AS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM E
CONSEQUENTEMENTE OPORTUNIZAR RESULTADOS SATISFATÓRIOS. OS ESTUDANTES DESTA MODALIDADE
DE ENSINO APRESENTAM VÁRIOS PERFIS E, PODEM SER CLASSIFICADOS COMO: ADULTOS, JOVENS, PAIS,
MÃES, AVÓS, TRABALHADORES DAS ZONAS URBANA E RURAL, EGRESSOS DO ENSINO REGULAR, REPETENTES
E/OU DESISTENTES. OS RESULTADOS DA PESQUISA DEVEM FAVORECER AS DISCUSSÕES SOBRE UM
AMBIENTE ESCOLAR MAIS ATRAENTE AO ALUNADO E PROFESSORES, DENOTA-SE QUE NA MAIORIA VEZES,
OS ESTUDANTES TRABALHAM O DIA INTEIRO, E CHEGAM À SALA DE AULA CANSADOS, DEPARANDO-SE
COM UM ESPAÇO EDUCATIVO POUCO ATRATIVO, O QUE REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE SE APROFUNDAR
NO ASSUNTO EVASÃO ESCOLAR, NA REFERIDA MODALIDADE DE ENSINO.