, Millenagenuínofrança et al.. O cuidador escolar como agente de inclusão. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68951>. Acesso em: 04/11/2024 15:33
ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR A ATUAÇÃO DO CUIDADOR ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS, PARA TANTO FOI ABORDADA, NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, A PERSPECTIVA HISTÓRICA E A IMPORTÂNCIA DESSE PROFISSIONAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, ONDE OS DADOS FORAM COLHIDOS VIRTUALMENTE COM A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE DOCS (FORMULÁRIOS GOOGLE) E O LINK DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO FOI DISPONIBILIZADO AOS PARTICIPANTES DA PESQUISA. OS CUIDADORES DESCREVERAM, DE MANEIRA SUCINTA, QUE SUA PARTICIPAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR CHEGA À ATUAÇÃO EM NÍVEL PEDAGÓGICO E ISSO NOS FAZ REFLETIR SOBRE OS PAPÉIS DESENVOLVIDOS POR ESTES PROFISSIONAIS NO ÂMBITO ESCOLAR. CONCLUI-SE QUE, EMBORA OS CUIDADORES ESCOLARES ENTENDAM QUE PARTICIPAM DO PROCESSO DE INCLUSÃO, É POSSÍVEL PERCEBER QUE AINDA NÃO CONSTRUÍRAM A SUA IDENTIDADE ENQUANTO CUIDADOR ESCOLAR, AO PASSO QUE CUMPREM EXERCÍCIOS QUE POR VEZES RETROCEDEM A LUTA DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E, POR VEZES, REALIZAM ATIVIDADES QUE NÃO ESTÃO DENTRO DE SUAS RESPONSABILIDADES. PARA TANTO, SUGEREM-SE INVESTIGAÇÕES FUTURAS ACERCA DO CUIDADOR