Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CUIDADOR ESCOLAR COMO AGENTE DE INCLUSÃO

Palavra-chaves: CUIDADOR ESCOLAR, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR A ATUAÇÃO DO CUIDADOR ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS, PARA TANTO FOI ABORDADA, NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, A PERSPECTIVA HISTÓRICA E A IMPORTÂNCIA DESSE PROFISSIONAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, ONDE OS DADOS FORAM COLHIDOS VIRTUALMENTE COM A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE DOCS (FORMULÁRIOS GOOGLE) E O LINK DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO FOI DISPONIBILIZADO AOS PARTICIPANTES DA PESQUISA. OS CUIDADORES DESCREVERAM, DE MANEIRA SUCINTA, QUE SUA PARTICIPAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR CHEGA À ATUAÇÃO EM NÍVEL PEDAGÓGICO E ISSO NOS FAZ REFLETIR SOBRE OS PAPÉIS DESENVOLVIDOS POR ESTES PROFISSIONAIS NO ÂMBITO ESCOLAR. CONCLUI-SE QUE, EMBORA OS CUIDADORES ESCOLARES ENTENDAM QUE PARTICIPAM DO PROCESSO DE INCLUSÃO, É POSSÍVEL PERCEBER QUE AINDA NÃO CONSTRUÍRAM A SUA IDENTIDADE ENQUANTO CUIDADOR ESCOLAR, AO PASSO QUE CUMPREM EXERCÍCIOS QUE POR VEZES RETROCEDEM A LUTA DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E, POR VEZES, REALIZAM ATIVIDADES QUE NÃO ESTÃO DENTRO DE SUAS RESPONSABILIDADES. PARA TANTO, SUGEREM-SE INVESTIGAÇÕES FUTURAS ACERCA DO CUIDADOR

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