ESTE PROJETO TEVE COMO PRINCÍPIO AUXILIAR OS ALUNOS INGRESSANTES (CALOUROS) NO ENTENDIMENTO DAS NECESSIDADES DE DISCIPLINAS DO CURSO, NA MANEIRA MAIS EFICIENTE DE SE ESTUDAR, NO APROVEITAMENTO DAS OPORTUNIDADES E ATIVIDADES OFERTADAS PELA UFMT, POR MEIO DA INTEGRAÇÃO ENTRE CALOUROS E VETERANOS DO CURSO DE ZOOTECNIA. PARTICIPARAM DO PROJETO TODOS OS CALOUROS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA E VETERANOS DO MESMO CURSO NOS SEMESTRES 2019/1 E 2019/2. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO BASEADO NA METODOLOGIA DE TUTORIA, ONDE, UM PEQUENO GRUPO DE CALOUROS FOI ACOMPANHADO POR UM VETERANO QUE ASSUMIU O PAPEL DE MEDIAÇÃO ENTRE O CALOURO, O COORDENADOR DO PROJETO, PROFESSORES E DEMAIS ALUNOS DO CURSO. AO FINAL DO PROJETO OS CALOUROS E VETERANOS FORAM CONVIDADOS A RESPONDEREM UM QUESTIONÁRIO ONLINE, SENDO FACULTATIVA A PARTICIPAÇÃO DOS CALOUROS. AS QUESTÕES DO QUESTIONÁRIO FORAM RELACIONADAS AO CURSO, ÀS DISCIPLINAS, AO PROJETO E MOTIVOS QUE DESESTIMULEM OS CALOUROS A OBTER ÊXITO NO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO. COMO RESULTADO FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE APÓS O INÍCIO DESTE PROJETO OS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO DIMINUÍRAM EM ALGUMAS DISCIPLINAS. TAMBÉM FOI OBSERVADO QUE OS CALOUROS PARTICIPARAM DE MONITORIA, SE ENGAJARAM EM ESTÁGIOS E OUTRAS ATIVIDADES PROPORCIONADAS PELA UFMT. EM SUA MAIORIA, OS CALOUROS RECLAMARAM DE MONITORES QUANDO O ESPAÇO FOI ABERTO PARA RECLAMAÇÕES NOS QUESTIONÁRIOS. DE MODO GERAL A REPROVAÇÃO NAS DISCIPLINAS E A EVASÃO DO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO DIMINUÍRAM DEVIDO AOS VETERANOS MELHORAREM O DESEMPENHO DOS CALOUROS NO CURSO DE ZOOTECNIA. A VIVÊNCIA E SABERES DOS VETERANOS CONTRIBUÍRAM NOS RESULTADOS OBSERVADOS.