Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VETERANOS MELHORAM O DESEMPENHO DOS CALOUROS DO CURSO DE ZOOTECNIA

Palavra-chaves: EVASÃO, REPROVAÇÃO, TUTORIA, , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69697
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1111
    "inscrito_id" => 6124
    "titulo" => "VETERANOS MELHORAM O DESEMPENHO DOS CALOUROS DO CURSO DE ZOOTECNIA"
    "resumo" => "ESTE PROJETO TEVE COMO PRINCÍPIO AUXILIAR OS ALUNOS INGRESSANTES (CALOUROS) NO ENTENDIMENTO DAS NECESSIDADES DE DISCIPLINAS DO CURSO, NA MANEIRA MAIS EFICIENTE DE SE ESTUDAR, NO APROVEITAMENTO DAS OPORTUNIDADES E ATIVIDADES OFERTADAS PELA UFMT, POR MEIO DA INTEGRAÇÃO ENTRE CALOUROS E VETERANOS DO CURSO DE ZOOTECNIA. PARTICIPARAM DO PROJETO TODOS OS CALOUROS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA E VETERANOS DO MESMO CURSO NOS SEMESTRES 2019/1 E 2019/2. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO BASEADO NA METODOLOGIA DE TUTORIA, ONDE, UM PEQUENO GRUPO DE CALOUROS FOI ACOMPANHADO POR UM VETERANO QUE ASSUMIU O PAPEL DE MEDIAÇÃO ENTRE O CALOURO, O COORDENADOR DO PROJETO, PROFESSORES E DEMAIS ALUNOS DO CURSO. AO FINAL DO PROJETO OS CALOUROS E VETERANOS FORAM CONVIDADOS A RESPONDEREM UM QUESTIONÁRIO ONLINE, SENDO FACULTATIVA A PARTICIPAÇÃO DOS CALOUROS. AS QUESTÕES DO QUESTIONÁRIO FORAM RELACIONADAS AO CURSO, ÀS DISCIPLINAS, AO PROJETO E MOTIVOS QUE DESESTIMULEM OS CALOUROS A OBTER ÊXITO NO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO. COMO RESULTADO FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE APÓS O INÍCIO DESTE PROJETO OS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO DIMINUÍRAM EM ALGUMAS DISCIPLINAS. TAMBÉM FOI OBSERVADO QUE OS CALOUROS PARTICIPARAM DE MONITORIA, SE ENGAJARAM EM ESTÁGIOS E OUTRAS ATIVIDADES PROPORCIONADAS PELA UFMT. EM SUA MAIORIA, OS CALOUROS RECLAMARAM DE MONITORES QUANDO O ESPAÇO FOI ABERTO PARA RECLAMAÇÕES NOS QUESTIONÁRIOS. DE MODO GERAL A REPROVAÇÃO NAS DISCIPLINAS E A EVASÃO DO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO DIMINUÍRAM DEVIDO AOS VETERANOS MELHORAREM O DESEMPENHO DOS CALOUROS NO CURSO DE ZOOTECNIA. A VIVÊNCIA E SABERES DOS VETERANOS CONTRIBUÍRAM NOS RESULTADOS OBSERVADOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "EVASÃO, REPROVAÇÃO, TUTORIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA17_ID6124_31082020164436.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA FERNANDA SOARES QUEIROZ CEROM"
    "autor_nome_curto" => "MARIA FERNANDA"
    "autor_email" => "fernandaufmt@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69697
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1111
    "inscrito_id" => 6124
    "titulo" => "VETERANOS MELHORAM O DESEMPENHO DOS CALOUROS DO CURSO DE ZOOTECNIA"
    "resumo" => "ESTE PROJETO TEVE COMO PRINCÍPIO AUXILIAR OS ALUNOS INGRESSANTES (CALOUROS) NO ENTENDIMENTO DAS NECESSIDADES DE DISCIPLINAS DO CURSO, NA MANEIRA MAIS EFICIENTE DE SE ESTUDAR, NO APROVEITAMENTO DAS OPORTUNIDADES E ATIVIDADES OFERTADAS PELA UFMT, POR MEIO DA INTEGRAÇÃO ENTRE CALOUROS E VETERANOS DO CURSO DE ZOOTECNIA. PARTICIPARAM DO PROJETO TODOS OS CALOUROS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA E VETERANOS DO MESMO CURSO NOS SEMESTRES 2019/1 E 2019/2. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO BASEADO NA METODOLOGIA DE TUTORIA, ONDE, UM PEQUENO GRUPO DE CALOUROS FOI ACOMPANHADO POR UM VETERANO QUE ASSUMIU O PAPEL DE MEDIAÇÃO ENTRE O CALOURO, O COORDENADOR DO PROJETO, PROFESSORES E DEMAIS ALUNOS DO CURSO. AO FINAL DO PROJETO OS CALOUROS E VETERANOS FORAM CONVIDADOS A RESPONDEREM UM QUESTIONÁRIO ONLINE, SENDO FACULTATIVA A PARTICIPAÇÃO DOS CALOUROS. AS QUESTÕES DO QUESTIONÁRIO FORAM RELACIONADAS AO CURSO, ÀS DISCIPLINAS, AO PROJETO E MOTIVOS QUE DESESTIMULEM OS CALOUROS A OBTER ÊXITO NO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO. COMO RESULTADO FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE APÓS O INÍCIO DESTE PROJETO OS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO DIMINUÍRAM EM ALGUMAS DISCIPLINAS. TAMBÉM FOI OBSERVADO QUE OS CALOUROS PARTICIPARAM DE MONITORIA, SE ENGAJARAM EM ESTÁGIOS E OUTRAS ATIVIDADES PROPORCIONADAS PELA UFMT. EM SUA MAIORIA, OS CALOUROS RECLAMARAM DE MONITORES QUANDO O ESPAÇO FOI ABERTO PARA RECLAMAÇÕES NOS QUESTIONÁRIOS. DE MODO GERAL A REPROVAÇÃO NAS DISCIPLINAS E A EVASÃO DO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO DIMINUÍRAM DEVIDO AOS VETERANOS MELHORAREM O DESEMPENHO DOS CALOUROS NO CURSO DE ZOOTECNIA. A VIVÊNCIA E SABERES DOS VETERANOS CONTRIBUÍRAM NOS RESULTADOS OBSERVADOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "EVASÃO, REPROVAÇÃO, TUTORIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA17_ID6124_31082020164436.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA FERNANDA SOARES QUEIROZ CEROM"
    "autor_nome_curto" => "MARIA FERNANDA"
    "autor_email" => "fernandaufmt@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE PROJETO TEVE COMO PRINCÍPIO AUXILIAR OS ALUNOS INGRESSANTES (CALOUROS) NO ENTENDIMENTO DAS NECESSIDADES DE DISCIPLINAS DO CURSO, NA MANEIRA MAIS EFICIENTE DE SE ESTUDAR, NO APROVEITAMENTO DAS OPORTUNIDADES E ATIVIDADES OFERTADAS PELA UFMT, POR MEIO DA INTEGRAÇÃO ENTRE CALOUROS E VETERANOS DO CURSO DE ZOOTECNIA. PARTICIPARAM DO PROJETO TODOS OS CALOUROS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA E VETERANOS DO MESMO CURSO NOS SEMESTRES 2019/1 E 2019/2. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO BASEADO NA METODOLOGIA DE TUTORIA, ONDE, UM PEQUENO GRUPO DE CALOUROS FOI ACOMPANHADO POR UM VETERANO QUE ASSUMIU O PAPEL DE MEDIAÇÃO ENTRE O CALOURO, O COORDENADOR DO PROJETO, PROFESSORES E DEMAIS ALUNOS DO CURSO. AO FINAL DO PROJETO OS CALOUROS E VETERANOS FORAM CONVIDADOS A RESPONDEREM UM QUESTIONÁRIO ONLINE, SENDO FACULTATIVA A PARTICIPAÇÃO DOS CALOUROS. AS QUESTÕES DO QUESTIONÁRIO FORAM RELACIONADAS AO CURSO, ÀS DISCIPLINAS, AO PROJETO E MOTIVOS QUE DESESTIMULEM OS CALOUROS A OBTER ÊXITO NO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO. COMO RESULTADO FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE APÓS O INÍCIO DESTE PROJETO OS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO DIMINUÍRAM EM ALGUMAS DISCIPLINAS. TAMBÉM FOI OBSERVADO QUE OS CALOUROS PARTICIPARAM DE MONITORIA, SE ENGAJARAM EM ESTÁGIOS E OUTRAS ATIVIDADES PROPORCIONADAS PELA UFMT. EM SUA MAIORIA, OS CALOUROS RECLAMARAM DE MONITORES QUANDO O ESPAÇO FOI ABERTO PARA RECLAMAÇÕES NOS QUESTIONÁRIOS. DE MODO GERAL A REPROVAÇÃO NAS DISCIPLINAS E A EVASÃO DO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO DIMINUÍRAM DEVIDO AOS VETERANOS MELHORAREM O DESEMPENHO DOS CALOUROS NO CURSO DE ZOOTECNIA. A VIVÊNCIA E SABERES DOS VETERANOS CONTRIBUÍRAM NOS RESULTADOS OBSERVADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.