A EDUCAÇÃO DELINEIA DIVERSOS MODUS OPERANDI QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO CIDADÃO, SEJA PELAS VEIAS DA EDUCAÇÃO INFORMAL E SEUS ESPAÇOS SUI GENERIS OU PELA EDUCAÇÃO E SEUS ESPAÇOS FORMAIS. A (CON)VIVÊNCIA EM COMUNIDADE FAZ O SER UM HUMANO MAIS CAPACITADO PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE CONSTRUAM UM APRENDIZADO QUE RESSIGNIFICAR A CIVIS [CIDADE] E O HOMEM QUE NELA HABITA. EDUCAÇÃO E CIDADANIA, CONCEITOS CHAVES DESTE ARTIGO, SE CONSTITUEM NESSE ESPAÇO HUMANIZADO E AO MESMO TEMPO SE APRESENTAM COMO INDISSOCIÁVEIS. DESTA FEITA, AS VIAS PARALELAS DA EDUCAÇÃO E CIDADANIA TENDEM A INTERCRUZAR-SE SEM PERDER SEU SIGNIFICADO, MAS FAVORECENDO A EXPLICITAÇÃO QUE O PRÓPRIO CONCEITO COMUNICA E EVOCA O ENTENDIMENTO DO SUJEITO DE LINGUAGEM, DO SUJEITO FALANTE, QUE REPRESENTA, RECONSTRÓI E OCUPA OS ESPAÇOS DAS CIVIS, JUNTO COM SEUS PARES. DIANTE DO CENÁRIO GLOBAL DA EDUCAÇÃO QUE DESAFIA, TANTO EDUCADOR QUANTO EDUCANDO, A NOVOS CONSTRUTOS SOBRE O APRENDER E O ENSINAR E, ASSIM, CONSTITUIR-SE COMO CIDADÃO, URGE AINDA A NECESSIDADE DE ENTENDER O PROCESSO ENVOLTO EM UMA NOVA CONCEPÇÃO. PARA REALIZAÇÃO DESSA PESQUISA UTILIZOU-SE O MÉTODO INDUTIVO, VALENDO-SE DE UMA TIPOLOGIA QUALITATIVA PARA TER COMO INSTRUMENTOS DE ANÁLISE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, O CAMPO DE ANÁLISE É UM AMBIENTE EDUCATIVO, PERMITINDO ASSIM, QUE A FORMAÇÃO DESTES NOVOS CIDADÃOS AUXILIE EM SUA CONSTITUIÇÃO ÉTICA, DE PARTICIPAÇÃO, DE RESPONSABILIDADE, COM VALORES UNIVERSAIS EM PROL DO BEM COMUM, COM UMA VISÃO HOLÍSTICA, SEM DEIXAR DE OLHAR O PARTICULAR.