Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 244
OS DESAFIOS DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: ALUNO SURDO, INCLUSÃO, LIBRAS, , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

PARA QUE POSSAM SURGIR MUDANÇAS E MELHORIAS, É NECESSÁRIO TER CONHECIMENTO ACERCA DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS, POIS NÃO SE PODE FAZER MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS EM ALGO DESCONHECIDO. PARA TAL, O PRESENTE ARTIGO FOI DESENVOLVIDO A FIM DE INVESTIGAR QUAIS OS MAIORES DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS DOCENTES DO ENSINO DE CIÊNCIAS AO RECEBER UM ALUNO SURDO EM SALA DE AULA DO ENSINO REGULAR. TEM POR OBJETIVO CONHECER QUAIS AS MAIORES ADVERSIDADES QUE ESSES PROFESSORES VIVENCIAM, BEM COMO ENTENDER COMO É FEITA A INTERAÇÃO DE PROFESSOR, ALUNOS SURDOS E OUVINTES. O ESTUDO FOI BASEADO EM UM RECORTE DE PROJETO DE PESQUISA DE CARÁTER PURA/BÁSICA DO TIPO INDUTIVO E CONTOU COM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, BASEADA EM COLETA DE DADOS DE ACERVOS CLÁSSICOS E MODERNOS, BEM COMO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ABERTO COMPOSTO POR SEIS QUESTÕES DEVIDAMENTE RESPONDIDAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO REGULAR QUE POSSUEM ALUNOS SURDOS EM SALA DE AULA. APÓS ANALISAR OS DADOS, VERIFICOU-SE QUE EMBORA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR TENHA TIDO AVANÇOS SIGNIFICATIVOS, AINDA EXISTEM MELHORIAS A SEREM FEITAS PARA QUE ESSE ALUNO TENHA DE FATO SEUS DIREITOS DE APRENDIZADO ASSEGURADO. UMA VEZ QUE NÃO BASTA SOMENTE A LEI LHE ASSEGURAR ESSE DIREITO. CONCLUI-SE QUE SE FAZ NECESSÁRIO QUE O DOCENTE ASSUMA SUA PARCELA DE RESPONSABILIDADE, NÃO DEIXANDO SOMENTE POR CONTA DO INTÉRPRETE DE LIBRAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.