PARA QUE POSSAM SURGIR MUDANÇAS E MELHORIAS, É NECESSÁRIO TER CONHECIMENTO ACERCA DAS
DIFICULDADES ENFRENTADAS, POIS NÃO SE PODE FAZER MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS EM ALGO
DESCONHECIDO. PARA TAL, O PRESENTE ARTIGO FOI DESENVOLVIDO A FIM DE INVESTIGAR QUAIS OS MAIORES
DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS DOCENTES DO ENSINO DE CIÊNCIAS AO RECEBER UM ALUNO SURDO EM SALA
DE AULA DO ENSINO REGULAR. TEM POR OBJETIVO CONHECER QUAIS AS MAIORES ADVERSIDADES QUE ESSES
PROFESSORES VIVENCIAM, BEM COMO ENTENDER COMO É FEITA A INTERAÇÃO DE PROFESSOR, ALUNOS
SURDOS E OUVINTES. O ESTUDO FOI BASEADO EM UM RECORTE DE PROJETO DE PESQUISA DE CARÁTER
PURA/BÁSICA DO TIPO INDUTIVO E CONTOU COM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, BASEADA EM COLETA DE
DADOS DE ACERVOS CLÁSSICOS E MODERNOS, BEM COMO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ABERTO
COMPOSTO POR SEIS QUESTÕES DEVIDAMENTE RESPONDIDAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO
REGULAR QUE POSSUEM ALUNOS SURDOS EM SALA DE AULA. APÓS ANALISAR OS DADOS, VERIFICOU-SE QUE
EMBORA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR TENHA TIDO AVANÇOS SIGNIFICATIVOS, AINDA
EXISTEM MELHORIAS A SEREM FEITAS PARA QUE ESSE ALUNO TENHA DE FATO SEUS DIREITOS DE
APRENDIZADO ASSEGURADO. UMA VEZ QUE NÃO BASTA SOMENTE A LEI LHE ASSEGURAR ESSE DIREITO.
CONCLUI-SE QUE SE FAZ NECESSÁRIO QUE O DOCENTE ASSUMA SUA PARCELA DE RESPONSABILIDADE, NÃO
DEIXANDO SOMENTE POR CONTA DO INTÉRPRETE DE LIBRAS.