O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI EFETUAR UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL NA EDUCAÇÃO, EM ESPECIAL, NO ESTADO DO TOCANTINS. PARA ALCANÇAR TAIS FINS, REALIZOU-SE UM LEVANTAMENTO DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO, PAUTADO NA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS REVISADOS POR PARES E DISPONÍVEIS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, SCOPUS, WEB OF SCIENCE, EM REVISTAS DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, NO DOAJ – DIRECTORY OF OPEN ACESS JOURNALS, LILACS E SCIELO, UTILIZANDO A METODOLOGIA DE MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE LITERATURA, VISANDO IDENTIFICAR QUAIS TEMÁTICAS TÊM SIDO PESQUISADAS ACERCA DAS PESQUISAS PRODUZIDAS ENTRE OS ANOS DE 2009 E 2019, SOBRE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA REGIÃO TOCANTINA. APÓS APLICAR OS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO, APENAS 3 (TRÊS) ARTIGOS, POIS OS DEMAIS NÃO FORAM REALIZADOS NA REGIÃO DO TOCANTINS. FICOU EVIDENTE, A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE MAIS PESQUISAS QUANTO À FUNÇÃO, OBJETIVOS E PRÁTICA DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO DO TOCANTINS, POIS SÃO LAMENTAVELMENTE POUCAS AS PESQUISAS, TANTO DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA, MAS SOBRETUDO DE CAMPO. DIANTE DO RECONHECIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS ENQUANTO ELEMENTOS NECESSÁRIOS AO SUCESSO ACADÊMICO, PROFISSIONAL E PESSOAL, BEM COMO DE SUA RELEVÂNCIA NAS MAIS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO, SÃO NECESSÁRIOS MAIS ESFORÇOS DA COMUNIDADE ACADÊMICA DO TOCANTINS, PARA PROMOVER MAIS PESQUISAS E ESTUDOS SOBRE O TEMA.