O PRESENTE TRABALHO É DE NATUREZA TEÓRICA E APRESENTA PONDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E TEVE COMO OBJETIVO DISCORRER SOBRE OS DESAFIOS DE APLICAÇÃO, SUAS POSSIBILIDADES NO ÂMBITO EDUCATIVO ALÉM DE SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO AVALIATIVO E NO AUXÍLIO AO PROFESSOR. NA INTENÇÃO DE COMPREENDER OS CONCEITOS E AS DEFINIÇÕES ACERCA DA TEMÁTICA DE METODOLOGIAS ATIVAS AUTORES COMO FREIRE (2000), LIBÂNEO (2013), BERBEL (2011), ENTRE OUTROS, AGREGAM CONTRIBUIÇÕES SUBSTANCIAIS. DESSA FORMA, O USO DA REFERIDA TEMÁTICA TRAZ MOVIMENTO PARA O ÂMBITO ESCOLAR, EM QUE, PERMITE AO ESTUDANTE UMA APRENDIZAGEM CRÍTICA E REFLEXIVA, QUE O DISTANCIA DA CONDIÇÃO DE AGENTE PASSIVO, TORNANDO-O AUTOR E PROTAGONISTA DE SUA APRENDIZAGEM, QUE VISA SEU DESENVOLVIMENTO INTEGRAL. CONCLUIU-SE QUE O ENSINO ANCORADO NAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PODE CONTRIBUIR COMO PONTO INICIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CIDADÃO CRÍTICO E PARTICIPATIVO, HAJA VISTA QUE, CONTEMPLA A POSSIBILIDADE DE UM ENSINO MAIS PARTICIPATIVO.