Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MATEMÁTICA E OS DESAFIOS DE ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE: O USO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENSINO DA MATEMÁTICA., TECNOLOGIAS., ENSINO MÉDIO., DESAFIOS., Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67486
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 784
    "inscrito_id" => 1092
    "titulo" => "A   MATEMÁTICA E OS DESAFIOS DE ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE: O USO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL VERIFICAR OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE LECIONAM NO ENSINO MÉDIO EM UTILIZAR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA ENSINAR OS CONTEÚDOS REFERENTES A ESSE COMPONENTE CURRICULAR, POIS OBSERVAMOS QUE ALGUNS DOCENTES QUE ATUAM EM ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BALSAS/MA OBTÊM DIFICULDADES EM USAR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA DINAMIZAR AS SUAS AULAS. ASSIM, A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI, EMBASADA PELOS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO, EXIGE QUE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA ATUALIZE AS SUAS CONCEPÇÕES E RECONFIGURE AS SUAS AULAS, PONTUANDO AS NECESSIDADES DOS ALUNOS. ASSIM, EFETUAMOS OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: REALIZAMOS ESTUDOS DIRECIONADOS AO ENSINO DA MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS; IDENTIFICAMOS COM OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA OS DESAFIOS EM INTERLIGAR OS CONTEÚDOS COM AS TECNOLOGIAS; E DESCREVEMOS OS RELATOS DOS PROFESSORES. PARA ATENDER OS OBJETIVOS,  DIALOGAMOS COM 5 PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE BALSAS/MA, CARACTERIZANDO COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA, ONDE USAMOS A ENTREVISTA NARRATIVA E INTERPRETAMOS OS DADOS COLETADOS, FUNDAMENTANDO COM OS AUTORES:  ALVARENGA, 2011; SÁ E GOMES, 2012; CLANDININ E CONNELLY, 2004; E OUTROS, AMPARANDO COM A LDBEN DE 1996. NESSA PESQUISA PERCEBEMOS QUE, A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO NECESSITA OFERECER FORMAÇÕES CONTINUADAS DESENVOLVENDO A TEMÁTICA EM QUESTÃO, DESTACAMOS QUE ALGUNS PROFESSORES UTILIZAM MEIOS TECNOLÓGICOS EM SUAS AULAS, MAS É DESAFIADOR FAZER USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUANDO A ESCOLA PÚBLICA NÃO TEM UMA INTERNET DE QUALIDADE, SALAS ADEQUADAS E OUTRAS SITUAÇÕES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA MATEMÁTICA., TECNOLOGIAS., ENSINO MÉDIO., DESAFIOS., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID1092_26082020181553.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:28"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA CAMPELO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA CAMPELO"
    "autor_email" => "amandacampello0605@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67486
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 784
    "inscrito_id" => 1092
    "titulo" => "A   MATEMÁTICA E OS DESAFIOS DE ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE: O USO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL VERIFICAR OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE LECIONAM NO ENSINO MÉDIO EM UTILIZAR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA ENSINAR OS CONTEÚDOS REFERENTES A ESSE COMPONENTE CURRICULAR, POIS OBSERVAMOS QUE ALGUNS DOCENTES QUE ATUAM EM ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BALSAS/MA OBTÊM DIFICULDADES EM USAR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA DINAMIZAR AS SUAS AULAS. ASSIM, A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI, EMBASADA PELOS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO, EXIGE QUE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA ATUALIZE AS SUAS CONCEPÇÕES E RECONFIGURE AS SUAS AULAS, PONTUANDO AS NECESSIDADES DOS ALUNOS. ASSIM, EFETUAMOS OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: REALIZAMOS ESTUDOS DIRECIONADOS AO ENSINO DA MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS; IDENTIFICAMOS COM OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA OS DESAFIOS EM INTERLIGAR OS CONTEÚDOS COM AS TECNOLOGIAS; E DESCREVEMOS OS RELATOS DOS PROFESSORES. PARA ATENDER OS OBJETIVOS,  DIALOGAMOS COM 5 PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE BALSAS/MA, CARACTERIZANDO COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA, ONDE USAMOS A ENTREVISTA NARRATIVA E INTERPRETAMOS OS DADOS COLETADOS, FUNDAMENTANDO COM OS AUTORES:  ALVARENGA, 2011; SÁ E GOMES, 2012; CLANDININ E CONNELLY, 2004; E OUTROS, AMPARANDO COM A LDBEN DE 1996. NESSA PESQUISA PERCEBEMOS QUE, A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO NECESSITA OFERECER FORMAÇÕES CONTINUADAS DESENVOLVENDO A TEMÁTICA EM QUESTÃO, DESTACAMOS QUE ALGUNS PROFESSORES UTILIZAM MEIOS TECNOLÓGICOS EM SUAS AULAS, MAS É DESAFIADOR FAZER USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUANDO A ESCOLA PÚBLICA NÃO TEM UMA INTERNET DE QUALIDADE, SALAS ADEQUADAS E OUTRAS SITUAÇÕES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA MATEMÁTICA., TECNOLOGIAS., ENSINO MÉDIO., DESAFIOS., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID1092_26082020181553.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:28"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA CAMPELO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA CAMPELO"
    "autor_email" => "amandacampello0605@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL VERIFICAR OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE LECIONAM NO ENSINO MÉDIO EM UTILIZAR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA ENSINAR OS CONTEÚDOS REFERENTES A ESSE COMPONENTE CURRICULAR, POIS OBSERVAMOS QUE ALGUNS DOCENTES QUE ATUAM EM ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BALSAS/MA OBTÊM DIFICULDADES EM USAR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA DINAMIZAR AS SUAS AULAS. ASSIM, A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI, EMBASADA PELOS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO, EXIGE QUE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA ATUALIZE AS SUAS CONCEPÇÕES E RECONFIGURE AS SUAS AULAS, PONTUANDO AS NECESSIDADES DOS ALUNOS. ASSIM, EFETUAMOS OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: REALIZAMOS ESTUDOS DIRECIONADOS AO ENSINO DA MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS; IDENTIFICAMOS COM OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA OS DESAFIOS EM INTERLIGAR OS CONTEÚDOS COM AS TECNOLOGIAS; E DESCREVEMOS OS RELATOS DOS PROFESSORES. PARA ATENDER OS OBJETIVOS, DIALOGAMOS COM 5 PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE BALSAS/MA, CARACTERIZANDO COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA, ONDE USAMOS A ENTREVISTA NARRATIVA E INTERPRETAMOS OS DADOS COLETADOS, FUNDAMENTANDO COM OS AUTORES: ALVARENGA, 2011; SÁ E GOMES, 2012; CLANDININ E CONNELLY, 2004; E OUTROS, AMPARANDO COM A LDBEN DE 1996. NESSA PESQUISA PERCEBEMOS QUE, A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO NECESSITA OFERECER FORMAÇÕES CONTINUADAS DESENVOLVENDO A TEMÁTICA EM QUESTÃO, DESTACAMOS QUE ALGUNS PROFESSORES UTILIZAM MEIOS TECNOLÓGICOS EM SUAS AULAS, MAS É DESAFIADOR FAZER USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUANDO A ESCOLA PÚBLICA NÃO TEM UMA INTERNET DE QUALIDADE, SALAS ADEQUADAS E OUTRAS SITUAÇÕES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.