ESTE ARTIGO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO REALIZADA EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA VICENTINA CAMPOS, EM FORTALEZA (CE). OS OBJETIVOS FORAM: ESTIMULAR O INTERESSE E AMPLIAR A COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, INVESTINDO NA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA; DESENVOLVER APRENDIZAGENS QUE APONTEM PARA SUPERAÇÃO DA REPRODUÇÃO MECÂNICA DE FÓRMULAS PRONTAS E; PREPARAR A PARTICIPAÇÃO DISCENTE NA OLÍMPIADA DE MATEMÁTICA DA ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP). FORAM UTILIZADAS COMO FONTE DE COLETA DE DADOS OS RESULTADOS DE DESEMPENHO DOS ALUNOS NA OBMEP E NOSSA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O USO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA EM SALA DE AULA CONTRIBUIU COM ASPECTOS POSITIVOS DO ENSINO, ALÉM DE PROPORCIONAR UM BOM DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA OLIMPÍADA. PERCEBEMOS QUE O USO DE UMA METODOLOGIA COMPROMETIDA COM A SUPERAÇÃO DA REPRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS, PROPORCIONOU ÀS TURMAS ANALISADAS CARACTERÍSTICAS RELEVANTES, TAIS COMO: MOTIVAÇÃO, EMPENHO, CONCENTRAÇÃO, INTERESSE E ENGAJAMENTO.