Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OBMEP EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ENSINO, MATEMÁTICA, OLIMPÍADA, OBMEP, Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69189
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 661
    "inscrito_id" => 3758
    "titulo" => "OBMEP EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO REALIZADA EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA VICENTINA CAMPOS, EM FORTALEZA (CE). OS OBJETIVOS FORAM: ESTIMULAR O INTERESSE E AMPLIAR A COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, INVESTINDO NA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA; DESENVOLVER APRENDIZAGENS QUE APONTEM PARA SUPERAÇÃO DA REPRODUÇÃO MECÂNICA DE FÓRMULAS PRONTAS E; PREPARAR A PARTICIPAÇÃO DISCENTE NA OLÍMPIADA DE MATEMÁTICA DA ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP). FORAM UTILIZADAS COMO FONTE DE COLETA DE DADOS OS RESULTADOS DE DESEMPENHO DOS ALUNOS NA OBMEP E NOSSA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O USO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA EM SALA DE AULA CONTRIBUIU COM ASPECTOS POSITIVOS DO ENSINO, ALÉM DE PROPORCIONAR UM BOM DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA OLIMPÍADA. PERCEBEMOS QUE O USO DE UMA METODOLOGIA COMPROMETIDA COM A SUPERAÇÃO DA REPRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS, PROPORCIONOU ÀS TURMAS ANALISADAS CARACTERÍSTICAS RELEVANTES, TAIS COMO: MOTIVAÇÃO, EMPENHO, CONCENTRAÇÃO, INTERESSE E ENGAJAMENTO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO, MATEMÁTICA, OLIMPÍADA, OBMEP, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA13_ID3758_23082020173454.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO CLEUTON DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ARAUJO"
    "autor_email" => "cleuton_araujo@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69189
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 661
    "inscrito_id" => 3758
    "titulo" => "OBMEP EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO REALIZADA EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA VICENTINA CAMPOS, EM FORTALEZA (CE). OS OBJETIVOS FORAM: ESTIMULAR O INTERESSE E AMPLIAR A COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, INVESTINDO NA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA; DESENVOLVER APRENDIZAGENS QUE APONTEM PARA SUPERAÇÃO DA REPRODUÇÃO MECÂNICA DE FÓRMULAS PRONTAS E; PREPARAR A PARTICIPAÇÃO DISCENTE NA OLÍMPIADA DE MATEMÁTICA DA ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP). FORAM UTILIZADAS COMO FONTE DE COLETA DE DADOS OS RESULTADOS DE DESEMPENHO DOS ALUNOS NA OBMEP E NOSSA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O USO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA EM SALA DE AULA CONTRIBUIU COM ASPECTOS POSITIVOS DO ENSINO, ALÉM DE PROPORCIONAR UM BOM DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA OLIMPÍADA. PERCEBEMOS QUE O USO DE UMA METODOLOGIA COMPROMETIDA COM A SUPERAÇÃO DA REPRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS, PROPORCIONOU ÀS TURMAS ANALISADAS CARACTERÍSTICAS RELEVANTES, TAIS COMO: MOTIVAÇÃO, EMPENHO, CONCENTRAÇÃO, INTERESSE E ENGAJAMENTO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO, MATEMÁTICA, OLIMPÍADA, OBMEP, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA13_ID3758_23082020173454.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO CLEUTON DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ARAUJO"
    "autor_email" => "cleuton_araujo@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO REALIZADA EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA VICENTINA CAMPOS, EM FORTALEZA (CE). OS OBJETIVOS FORAM: ESTIMULAR O INTERESSE E AMPLIAR A COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, INVESTINDO NA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA; DESENVOLVER APRENDIZAGENS QUE APONTEM PARA SUPERAÇÃO DA REPRODUÇÃO MECÂNICA DE FÓRMULAS PRONTAS E; PREPARAR A PARTICIPAÇÃO DISCENTE NA OLÍMPIADA DE MATEMÁTICA DA ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP). FORAM UTILIZADAS COMO FONTE DE COLETA DE DADOS OS RESULTADOS DE DESEMPENHO DOS ALUNOS NA OBMEP E NOSSA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE O USO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA EM SALA DE AULA CONTRIBUIU COM ASPECTOS POSITIVOS DO ENSINO, ALÉM DE PROPORCIONAR UM BOM DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA OLIMPÍADA. PERCEBEMOS QUE O USO DE UMA METODOLOGIA COMPROMETIDA COM A SUPERAÇÃO DA REPRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS, PROPORCIONOU ÀS TURMAS ANALISADAS CARACTERÍSTICAS RELEVANTES, TAIS COMO: MOTIVAÇÃO, EMPENHO, CONCENTRAÇÃO, INTERESSE E ENGAJAMENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.