O OBJETIVO DESTE TRABALHO É CONTRIBUIR PARA O DEBATE DA HISTÓRIA DO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DA ANÁLISE DE ALGUNS ELEMENTOS ACERCA DA EMERGÊNCIA DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (BIS) NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS. TAL ANÁLISE SE VOLTA ESPECIALMENTE AS POLÍTICAS DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL, IMPLEMENTADAS A PARTIR DO REUNI, QUE IMPULSIONARAM À CRIAÇÃO DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES. METODOLOGICAMENTE, ESSA É UMA PESQUISA QUALITATIVA (BOGDAN & BIKLEN, 1994; GIL, 2002; LAKATOS & MARCONI, 2003; LUDKE & ANDRÉ, 1986), QUE UTILIZOU ENQUANTO PROCEDIMENTOS TÉCNICOS, A ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. CONSTATOU-SE, ASSIM, ATRAVÉS DA ANÁLISE EMPREENDIDA QUE A PROPOSTA DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR (BI’S) CARREGA EM SUA ESSÊNCIA A INOVAÇÃO, A PREMISSA DA INTERDISCIPLINARIDADE E O DIÁLOGO ENTRE AS ÁREAS DE CONHECIMENTO. NESTE SENTIDO, OS BI’S FORAM PENSADOS COM O INTUITO DE OFERECER A FORMAÇÃO EM REGIME DE CICLOS, MODELO FORMATIVO INOVADOR, QUE PRIORIZA A FLEXIBILIDADE ACADÊMICA, QUE ACABA SE CONSTITUINDO EM SEU DIFERENCIAL EM RELAÇÃO AOS TRADICIONAIS CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES.