PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS E DE PROFESSORES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69273 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 103 "inscrito_id" => 2146 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS E DE PROFESSORES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É PROCESSUAL E CONSTITUI ELEMENTO BASTANTE COMPLEXO, CONSTANTEMENTE UTILIZADO NO COTIDIANO EDUCACIONAL, ATENDENDO POR VEZES A OBJETIVOS DIVERSOS E ATÉ CONTRADITÓRIOS PELOS DIFERENTES SUJEITOS QUE OCUPAM O ESPAÇO ESCOLAR. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU ESTUDAR A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS E DE PROFESSORES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. PARA TANTO, FORAM APLICADOS 143 QUESTIONÁRIOS ONLINE SEMIESTRUTURADOS COM 8 PERGUNTAS, COM 3 POSSIBILIDADES DE RESPOSTAS (CONCORDO/DISCORDO/CONCORDO EM PARTES). ASSIM, OS PRINCIPAIS RESULTADOS FORAM: 62% DISCORDAM QUE CLASSIFICAR E COMPARAR OS ALUNOS ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO BENEFICIA A APRENDIZAGEM. 54% DISCORDAM QUE A CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS É FACILMENTE PERCEBIDA ATRAVÉS DE SUAS NOTAS. 64% CONCORDAM QUE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM AINDA É UTILIZADA COMO ELEMENTO DISCIPLINADOR NA SALA DE AULA. 88% DISCORDAM QUE PROVAS BEM ELABORADAS E CORRIGIDAS SÃO OS ÚNICOS ELEMENTOS NECESSÁRIOS À AVALIAÇÃO, AO ACOMPANHAMENTO E À AÇÃO REFLEXIVA DO PROFESSOR PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO. 75% DISCORDAM QUE A COMPETÊNCIA DO PROFESSOR EM AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS É GARANTIDA EM FUNÇÃO DE SUA CAPACIDADE DE ELABORAR PROVAS E ATRIBUIR NOTAS. 96% CONCORDAM QUE A POSTURA DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DEVE SER DE MEDIADOR. ASSIM, DE ACORDO COM OS RESULTADOS, O PRESENTE TRABALHO SUGERE QUE O PROCESSO AVALIATIVO DEVE ACONTECER DE FORMA CONTÍNUA, MESMO QUE AINDA ATRIBUINDO NOTAS PARA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS, PORÉM NECESSITA-SE QUE O PROFESSOR FAÇA INTERVENÇÕES COMO MEDIADOR, DE FORMA REFLEXIVA, ANALISANDO TODO O CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL DO ALUNO, A FIM DE FAVORECER UM MELHOR DESEMPENHO DO ALUNO, AJUDANDO-O A SUPERAR SUAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO, PROCESSO AVALIATIVO, PRÁTICA DOCENTE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID2146_22042020193518.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HERLLEYSON GONÇALVES CARDOSO" "autor_nome_curto" => "PEDRO HERLLEYSON" "autor_email" => "pedroherlleyson@yahoo.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69273 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 103 "inscrito_id" => 2146 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS E DE PROFESSORES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É PROCESSUAL E CONSTITUI ELEMENTO BASTANTE COMPLEXO, CONSTANTEMENTE UTILIZADO NO COTIDIANO EDUCACIONAL, ATENDENDO POR VEZES A OBJETIVOS DIVERSOS E ATÉ CONTRADITÓRIOS PELOS DIFERENTES SUJEITOS QUE OCUPAM O ESPAÇO ESCOLAR. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU ESTUDAR A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS E DE PROFESSORES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. PARA TANTO, FORAM APLICADOS 143 QUESTIONÁRIOS ONLINE SEMIESTRUTURADOS COM 8 PERGUNTAS, COM 3 POSSIBILIDADES DE RESPOSTAS (CONCORDO/DISCORDO/CONCORDO EM PARTES). ASSIM, OS PRINCIPAIS RESULTADOS FORAM: 62% DISCORDAM QUE CLASSIFICAR E COMPARAR OS ALUNOS ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO BENEFICIA A APRENDIZAGEM. 54% DISCORDAM QUE A CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS É FACILMENTE PERCEBIDA ATRAVÉS DE SUAS NOTAS. 64% CONCORDAM QUE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM AINDA É UTILIZADA COMO ELEMENTO DISCIPLINADOR NA SALA DE AULA. 88% DISCORDAM QUE PROVAS BEM ELABORADAS E CORRIGIDAS SÃO OS ÚNICOS ELEMENTOS NECESSÁRIOS À AVALIAÇÃO, AO ACOMPANHAMENTO E À AÇÃO REFLEXIVA DO PROFESSOR PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO. 75% DISCORDAM QUE A COMPETÊNCIA DO PROFESSOR EM AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS É GARANTIDA EM FUNÇÃO DE SUA CAPACIDADE DE ELABORAR PROVAS E ATRIBUIR NOTAS. 96% CONCORDAM QUE A POSTURA DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DEVE SER DE MEDIADOR. ASSIM, DE ACORDO COM OS RESULTADOS, O PRESENTE TRABALHO SUGERE QUE O PROCESSO AVALIATIVO DEVE ACONTECER DE FORMA CONTÍNUA, MESMO QUE AINDA ATRIBUINDO NOTAS PARA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS, PORÉM NECESSITA-SE QUE O PROFESSOR FAÇA INTERVENÇÕES COMO MEDIADOR, DE FORMA REFLEXIVA, ANALISANDO TODO O CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL DO ALUNO, A FIM DE FAVORECER UM MELHOR DESEMPENHO DO ALUNO, AJUDANDO-O A SUPERAR SUAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO, PROCESSO AVALIATIVO, PRÁTICA DOCENTE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID2146_22042020193518.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HERLLEYSON GONÇALVES CARDOSO" "autor_nome_curto" => "PEDRO HERLLEYSON" "autor_email" => "pedroherlleyson@yahoo.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }