A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É PROCESSUAL E CONSTITUI ELEMENTO BASTANTE COMPLEXO, CONSTANTEMENTE UTILIZADO NO COTIDIANO EDUCACIONAL, ATENDENDO POR VEZES A OBJETIVOS DIVERSOS E ATÉ CONTRADITÓRIOS PELOS DIFERENTES SUJEITOS QUE OCUPAM O ESPAÇO ESCOLAR. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU ESTUDAR A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS E DE PROFESSORES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. PARA TANTO, FORAM APLICADOS 143 QUESTIONÁRIOS ONLINE SEMIESTRUTURADOS COM 8 PERGUNTAS, COM 3 POSSIBILIDADES DE RESPOSTAS (CONCORDO/DISCORDO/CONCORDO EM PARTES). ASSIM, OS PRINCIPAIS RESULTADOS FORAM: 62% DISCORDAM QUE CLASSIFICAR E COMPARAR OS ALUNOS ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO BENEFICIA A APRENDIZAGEM. 54% DISCORDAM QUE A CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS É FACILMENTE PERCEBIDA ATRAVÉS DE SUAS NOTAS. 64% CONCORDAM QUE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM AINDA É UTILIZADA COMO ELEMENTO DISCIPLINADOR NA SALA DE AULA. 88% DISCORDAM QUE PROVAS BEM ELABORADAS E CORRIGIDAS SÃO OS ÚNICOS ELEMENTOS NECESSÁRIOS À AVALIAÇÃO, AO ACOMPANHAMENTO E À AÇÃO REFLEXIVA DO PROFESSOR PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO. 75% DISCORDAM QUE A COMPETÊNCIA DO PROFESSOR EM AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS É GARANTIDA EM FUNÇÃO DE SUA CAPACIDADE DE ELABORAR PROVAS E ATRIBUIR NOTAS. 96% CONCORDAM QUE A POSTURA DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DEVE SER DE MEDIADOR. ASSIM, DE ACORDO COM OS RESULTADOS, O PRESENTE TRABALHO SUGERE QUE O PROCESSO AVALIATIVO DEVE ACONTECER DE FORMA CONTÍNUA, MESMO QUE AINDA ATRIBUINDO NOTAS PARA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS, PORÉM NECESSITA-SE QUE O PROFESSOR FAÇA INTERVENÇÕES COMO MEDIADOR, DE FORMA REFLEXIVA, ANALISANDO TODO O CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL DO ALUNO, A FIM DE FAVORECER UM MELHOR DESEMPENHO DO ALUNO, AJUDANDO-O A SUPERAR SUAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.