Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E CULTURA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ANTROPOLÓGICAS SOBRE OS FUNDAMENTOS RELIGIOSOS E SUAS INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO EDUCATIVO FORMAL

Palavra-chaves: RELIGIÃO, CULTURA, EDUCAÇÃO, PROCESSOS EDUCATIVOS, , CULTURA, EDUCAÇÃO, PROCESSOS EDUCATIVOS, GRUPOS SOCIAIS Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O ARTIGO TRATA DA EDUCAÇÃO E RELIGIÃO COMO ELEMENTOS CULTURAIS PRESENTES NAS DIVERSAS SOCIEDADES. O OBJETIVO É DESENVOLVER UM ESTUDO REFLEXIVO SOBRE A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE ESSES DOIS ELEMENTOS CULTURAIS E COMO OS MESMOS INTERFEREM NA FORMAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA DOS SUJEITOS NAS COMUNIDADES SOCIALMENTE ORGANIZADAS. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, QUE CONTOU COM UMA PESQUISA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES QUE TRATAM DE TEMAS EDUCACIONAIS, ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS. OS RESULTADOS SUGEREM QUE, NAS ESTRUTURAS SOCIAIS DAS COMUNIDADES HUMANAS, DEVE-SE EXERCER A APLICAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE FORMA DISTINTA, ONDE A RELIGIÃO NÃO CAUSE INTERFERÊNCIA, O QUE JÁ ACONTECE NAS SOCIEDADES ONDE O ESTADO É LAICO. PORÉM, É PERCEPTÍVEL QUE MESMO DIANTE DA CONDIÇÃO DE LAICIDADE, A SOCIEDADE ENCONTRA-SE IMPREGNADA DE ORIENTAÇÃO DE CARÁTER RELIGIOSO, MOSTRANDO QUE A RELIGIÃO DEVE SER ENTENDIDA COMO UM FATOR CULTURAL DE FORTE INFLUENCIA, NÃO APENAS NA AQUISIÇÃO DE COSTUMES, HÁBITOS E NAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO GRUPO SOCIAL ONDE A MESMA ACONTECE, MAS, ALÉM DISSO, COMO DETERMINANTE NOS PROCESSOS EDUCATIVOS FORMAIS QUE TAMBÉM SÃO POTENCIAIS INFLUENCIADORES NA AFIRMAÇÃO DA CULTURA DESSAS SOCIEDADES.

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