O ARTIGO TRATA DA EDUCAÇÃO E RELIGIÃO COMO ELEMENTOS CULTURAIS PRESENTES NAS DIVERSAS SOCIEDADES. O OBJETIVO É DESENVOLVER UM ESTUDO REFLEXIVO SOBRE A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE ESSES DOIS ELEMENTOS CULTURAIS E COMO OS MESMOS INTERFEREM NA FORMAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA DOS SUJEITOS NAS COMUNIDADES SOCIALMENTE ORGANIZADAS. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, QUE CONTOU COM UMA PESQUISA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES QUE TRATAM DE TEMAS EDUCACIONAIS, ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS. OS RESULTADOS SUGEREM QUE, NAS ESTRUTURAS SOCIAIS DAS COMUNIDADES HUMANAS, DEVE-SE EXERCER A APLICAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE FORMA DISTINTA, ONDE A RELIGIÃO NÃO CAUSE INTERFERÊNCIA, O QUE JÁ ACONTECE NAS SOCIEDADES ONDE O ESTADO É LAICO. PORÉM, É PERCEPTÍVEL QUE MESMO DIANTE DA CONDIÇÃO DE LAICIDADE, A SOCIEDADE ENCONTRA-SE IMPREGNADA DE ORIENTAÇÃO DE CARÁTER RELIGIOSO, MOSTRANDO QUE A RELIGIÃO DEVE SER ENTENDIDA COMO UM FATOR CULTURAL DE FORTE INFLUENCIA, NÃO APENAS NA AQUISIÇÃO DE COSTUMES, HÁBITOS E NAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO GRUPO SOCIAL ONDE A MESMA ACONTECE, MAS, ALÉM DISSO, COMO DETERMINANTE NOS PROCESSOS EDUCATIVOS FORMAIS QUE TAMBÉM SÃO POTENCIAIS INFLUENCIADORES NA AFIRMAÇÃO DA CULTURA DESSAS SOCIEDADES.